Notícia

Associadas ao Cluster Aero recebem acreditação Nadcap

Associadas ao Cluster Aero recebem acreditação Nadcap

O Cluster Aeroespacial Brasileiro, gerido pelo Parque Tecnológico, foi criado para auxiliar as empresas a intensificarem networking e aumentarem competitividade no mercado interno e externo. Além da participação de feiras, missões, entre outros eventos, o Cluster também atua no acesso à capacitação de suas associadas e no desenvolvimento e estímulo de processos produtivos mais competitivos.

Dentro dessa premissa, ofereceu o Programa de Acreditação Nadcap de abril de 2018 a junho de 2019. A Nadcap (National Aerospace and Defense Contractors Accreditation Program) é uma aprovação de processos exigida pela indústria aeroespacial em todo o mundo, a fim de melhorar a qualidade e reduzir custos de produção, mantendo os níveis de excelência nos setores aeroespacial e de defesa. Grandes clientes da cadeia fornecedora, como a Embraer, a Boeing e a Airbus, exigem o selo para diversos processos.

O programa oferecido pelo Cluster Aero visou treinamentos, capacitação e orientação às empresas que precisam passar pela auditoria e obter aprovação.  Foram mais de 100 horas de capacitação, por meio de workshops coletivos, auditorias e consultorias técnicas presenciais, avaliação de pré-auditoria oficial e acompanhamento da auditoria oficial realizada pelo órgão responsável. 

Resultados

No final de 2018, três empresas associadas obtiveram a acreditação: Tecplas, em ensaio não destrutivo de ultrassom, e  Alltec e Serco – ambas para o processo de pintura.

Agora, em 2019, duas delas passaram por novas auditorias, com excelente avaliação, em um processo muito elogiado do ponto de vista técnico.  “A auditoria oficial PRI foi realizada com zero não conformidade emitida nas três empresas. O auditor, que tem muita experiência em Nadcap, nos informou que nunca aconteceu com ele antes de fazer uma auditoria inicial e não emitir não conformidade”, entusiasma-se José Carlos Nogueira, diretor da South America Consultoria, parceira do Parque e contratada para acompanhar os processos de acreditação nas empresas associadas.

A Alltec reacreditou o processo de pintura e também obteve acreditação para ensaio não destrutivo de ultrassom. “A Embraer, nossa principal cliente, já vinha sinalizando a exigência há alguns anos, mas foi a iniciativa do Cluster que nos fez enxergar de que seria possível fazer a acreditação. O apoio é muito importante para a conquista”, avalia Sergio Rossato, engenheiro da qualidade da Alltec. 

A Tecplas foi acreditada para o processo de pintura neste ano. “A Tecplas, assim como a maioria dos fornecedores, tinha muito pouco conhecimento sobre o processo de acreditação. Por isso, o Programa do Cluster Aeroespacial foi fundamental e decisivo para nós. Neste momento de internacionalização das empresas aeronáuticas brasileiras, essas acreditações serão essenciais para a busca de novos clientes”, diz Takashi Tsurumaki, diretor-presidente da Tecplas.

Já a Inbra passou pelo processo de acreditação pela primeira vez, para ensaio não destrutivo de ultrassom. “Essa acreditação nos fortalece estrategicamente num momento muito importante para os negócios da aviação global. O Cluster Aeroespacial teve participação fundamental no sucesso da nossa acreditação Nadcap, gostamos bastante dos workshops, como também do acompanhamento dos especialistas na gestão de melhorias de processos”, conta Rafael Coradi, gerente de qualidade da Inbra.

Na avaliação de Marcelo Nunes, coordenador do Cluster Aeroespacial Brasileiro, os resultados fortalecem o Cluster e ampliam as possibilidades de negócios das empresas associadas. “Nosso Cluster é pioneiro em criar uma iniciativa desse porte. Nenhuma outra organização uniu forças dessa forma para melhorar a competitividade das empresas fornecedoras da indústria aeroespacial”, afirma.

 

Vantagens da acreditação Nadcap

  • Aumento de competitividade das empresas no mercado interno e externo
  • Resultados sistematizados, por meio de auditorias detalhadas de processos especiais e tecnicamente superiores
  • Redução de custos ao criar maior padronização
  • Aumento da qualidade dos fornecedores de todo o setor, por conta dos requisitos mais rígidos
  • Tornar-se parte de um grupo seleto de empresas com capacidade e competitividade de fornecimento de produtos e serviços utilizando uma linguagem de padrão internacional
  • O PRI (Performance Review Institute), com sede nos EUA e responsável pelo processo de Acreditação Nadcap, mantém um banco de dados para consulta das empresas já acreditadas, que atua como uma vitrine de fornecedores, em que os principais fabricantes aeronáuticos buscam fornecedores

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos