Notícia
- Atualizado em 03/10/2019

Internacionalização: empresas vinculadas ao PqTec buscam mercado global

Residente e associadas participam do StartOut Brasil

Internacionalização: empresas vinculadas ao PqTec buscam mercado global ATS - Aerothermal Solutions e outras empresas participam de imersão em Boston, nos EUA

De 22 a 27 de setembro, a ATS - Aerothermal Solutions participou do 8º ciclo de internacionalização do StartOut Brasil, uma imersão no ecossistema da capital do estado de Massachusetts (EUA). A capital, Boston, possui uma das economias mais promissoras daquele país, se consolidando como um importante hub de inovação e empreendedorismo científico-tecnológico.

A ATS - Aerothermal Solutions é associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro e ao APL TIC Vale, ambos geridos pelo Parque Tecnológico. Já havia participado do 2º Ciclo do Startout, em Miami, também nos EUA, quando apresentou suas soluções em serviços para diversos grupos de investidores. Desta vez, a empresa focou na divulgação de seu simulador de sistemas anti-gelo via web com o modelo SAAS ("software as a service"), voltado para pequenas e médias empresas dos ramos de sensores aeronáuticos, air data probes e para-brisas aeronáuticos. 

“Ficamos sabendo das iniciativas da Apex-Brasil por meio do departamento de Desenvolvimento de Negócios Internacionais do PqTec e, logo na sequência, nos cadastramos e começamos a frequentar cursos, onde tivemos o conhecimento do escritório virtual da Apex em Miami. Foi quando decidimos transferir nossa empresa americana para lá”, lembra Guilherme Silva, CEO e founder da ATS - Aerothermal Solutions. Silva está otimista com os resultados que devem vir deste ciclo de imersão: a empresa fez um pitch para uma banca de investidores no Consulado Brasileiro e tiveram seis reuniões muito produtivas através do matchmaking realizado por uma empresa norte-americana especializada. Em ambas as ações, tiveram a mentoria de um especialista com grande experiência no mercado de investidores dos EUA, com acesso a grupos anjos na Flórida e na Califórnia.

Além disso, Guilherme Silva destaca o apoio do Parque em outras ações focadas em internacionalização. “Participamos da Aerospace and Defense Supplier Summit em Seattle, nos EUA, junto ao Parque Tecnológico com o apoio da Apex. O Parque já nos chamou para reuniões com missões com empresas da Áustria e da Itália e para eventos do setor de óleo e gás, como o polo de petróleo de Maricá. Essas reuniões já geraram oportunidades que estão sendo avaliadas pelos clientes e uma delas é um programa de P&D financiado pela União Europeia”, entusiasma-se o CEO da ATS - Aerothermal Solutions.

Fórmula XR

A Fórmula XR também já passou pelo Startout, no inicio deste ano, no 7º Ciclo, realizado em Toronto no Canadá. A empresa que nasceu no Nexus, hub de inovação do PqTec, tem sua sede no Parque e é associada ao APL TIC VALE. Hoje já dá passos largos em busca do mercado Global.

Por meio do Startout, a empresa intensificou o networking no exterior, com visitas a companhias do Vale do Silício e a aprovação no programa de incubação do InovaCorp Canadá. 

“Ficamos sabendo da oportunidade do Startout pelo departamento de Desenvolvimento de Negócios Internacionais do PqTec e quando nos inscrevemos, fomos procurar saber como funcionava o programa e conversamos com a Treevia, uma empresa que, também  quando era residente do PqTec, havia participado de uma edição do StartOut. O apoio do programa foi fundamental para termos credibilidade no exterior com grandes empresários”, conta Carlos Barbosa, CEO da Formula XR. 

Sobre as empresas

A ATS - Aerothermal Solutions atua  na área de engenharia de produtos para a indústria aeronáutica, equipamentos e processos para a indústria pesada, focada na venda de serviços de engenharia e de processos de simulações nas áreas de fluidodinâmica computacional (CFD) e preparação para análises estruturais (FEA).
Possui sede em São Paulo (SP), uma filial em São José dos Campos (SP) e outra na Flórida (EUA).

A Formula XR é uma empresa de tecnologia virtual, atuando em projetos de engenharia com ambiente colaborativo virtual multiusuário para planejamento e apresentação de projetos de engenharia, fotogrametria em VR, treinamento e indústria 4.0.

Sobre o Startout Brasil

O StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo e é realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Sobre o departamento de Desenvolvimento de Negócios Internacionais do PqTec 

O Parque Tecnológico São José dos Campos dispõe de um programa de internacionalização que visa identificar oportunidades e facilitar a inserção global de empresas vinculadas. O PqTEx dá suporte à internacionalização por meio da criação de um canal de exposição das empresas com perfil exportador, auxílio às empresas em prospectar potenciais parceiros e apoiadores juntos às agências de promoção e fomento.

 

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos