Notícia
- Atualizado em 05/08/2019

APL TIC VALE participa do Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019

13 empresas associadas mostraram suas soluções

APL TIC VALE participa do Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019

De 22 a 24 de julho, 13 empresas associadas ao APL TIC VALE participaram do Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019 . O evento reuniu as principais empresas de tecnologia presentes no Brasil, prefeitos, secretários, governadores e todo o ecossistema de cidades inteligentes para uma imersão no conceito de smart cities.

Passaram pelo Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), cerca de 4.000 visitantes. O evento é considerado o mais importante da América Latina sobre tema, focado em reuniões e discussões sobre o assunto, a fim de ser uma plataforma eficiente para geração de novos negócios.

As empresas associadas que expuseram suas soluções no estande do APL foram Altave, Backsite, Cadê Guincho Soluções Integradas, Climatempo, DataLogix, Geopixel Geotecnologias, InexPron, Ipplan, OnSet, Panorama Segurança e Informações Logísticas, Sil Tecnologia em Sofware, TecSUS e Visiona. Elas compartilham um estande de 30 m2 em uma área estratégica da feira – a Praça das Tecnologias. À disposição estavam duas salas de reunião, que foram usadas, entre outras ações, para um pitch que o APL TIC VALE organizou com prefeituras das cidades de Maringá (PR), Juazeiro do Norte (CE), Recife (PE) e Itanhaém (SP).

“O evento foi ótimo para fazer novos contatos. Percebemos um público bem focado no tema, formado por profissionais realmente interessados em encontrar novas soluções para cidades inteligentes”, diz Leonardo Mendes Nogueira, diretor da Altave.

A ação conjunta do estande reduziu custos por parte das empresas e possibilitou ao APL TIC que acompanhasse de perto dos detalhes técnicos da participação, garantindo a entrega de todos os itens contratados. Além disso, o nome do Parque Tecnológico São José dos Campos é um atrativo para potenciais clientes. A exemplo do pitch com as prefeituras, as ações do APL TIC VALE também favorece o relacionamento com novos clientes e negócios.

“Para o nosso APL, o ganho foi de visibilidade e novos contatos. Gestores públicos e outras empresas do setor puderam conhecer nossas ações. De todas as expositoras, entre as que estiveram em nosso estande e as que foram com estande próprio, 25% delas são associadas do APL”, conta Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC VALE.

Painéis

O evento é considerado um momento de convergência do setor, onde especialistas e líderes de iniciativas inovadoras podem intensificar contatos, compartilhar experiências, conhecimentos, ideias e cases. O público é formado por executivos de empresas de todos os portes, empreendedores, líderes e formadores de opinião, além de representantes dos municípios brasileiros, que buscam projetos e propostas para cidades inteligentes.

Além da exposição de empresas, a feira abriga debates, reuniões estratégicas e painéis, por meio dos quais especialistas propõem discussões e novidades sobre cidades inteligentes. O Parque Tecnológico São José dos Campos foi convidado a participar desses eventos e trazer sua experiência e repertório para as mesas de discussão.

No dia 23, a reunião estratégica com o tema “Os Parques Tecnológicos como âncoras das cidades inteligentes” foi conduzida por Elso Alberti Jr., diretor de novos negócios do PqTec. Já no dia 24, Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC VALE, conduziu a reunião estratégica “Quais as melhores oportunidades de negócios para as Indústrias 4.0 no novo mercado das Cidades Inteligentes?”.

 

 

O APL TIC VALE também articulou credenciais para as associadas participarem dos eventos de relacionamento promovidos pela feira. As empresas participaram de almoços com prefeitos e secretários municipais. Os representantes do PqTec foram convidados para um café da manhã no qual ocorrerá um debate entre prefeitos e representantes de governos estaduais.

O mercado para cidades inteligentes se revela altamente promissor. Dados da consultoria IDC apontam que os investimentos globais em tecnologias para smart cities chegaram a US$ 80 bilhões em 2018. A empresa prevê que os gastos cresçam intensamente entre 2016 e 2021, chegando a US$ 135 bilhões em 2021.

 

Premio Inovacidade

O serviço AcessoJá, da prefeitura de São José dos Campos (SP), foi um dos ganhadores do 7º Prêmio InovaCidade.  A premiação reconhece projetos de prefeituras, entidades e empresas que trazem inovação e soluções inteligentes para diversos munícipios e será entregue no Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019.

A plataforma em rede foi desenvolvida pela Panorama Sistemas Integrados, associada do APL TIC VALE e expositora da feira. Saiba mais sobre o prêmio neste link

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos