04 de Abril de 2018

Software para ensino de engenharia é tema de apresentação

PqTec reúne associados para o workshop “3D Experience for Academia 2018x: As novidades da Plataforma para Educação"

Software para ensino de engenharia é tema de apresentação

O Parque Tecnológico reuniu nesta terça (3) empresas e instituições associadas para o workshop “3D Experience for Academia 2018x: As novidades da Plataforma para Educação 4.0”.

Durante o evento, também foi apresentada a metodologia PBL (aprendizagem baseada em problemas), que pode ser somada à plataforma 3DExperience® para o ensino de engenharia colaborativa. “Muitas universidades ao redor do mundo já usam a ferramenta para o ensino de engenharia e não podemos ficar atrás. Aqui em São José, Unifesp, Fatec e ITA já usam, outras instituições devem aderir também. Por isso o evento é tão importante”, analisa Carlos Cesar Aparecido Eguti, professor de sistemas embarcados e engenharia de sistemas na Unifesp de São José dos Campos.

O 3D Experience for Academia é considerado um dos softwares mais avançados do mundo para inovação em produto e aprendizado e está disponível para uso em nuvem ou in loco. Por sua funcionalidade, permite que os alunos trabalhem de forma colaborativa para resolver problemas de engenharia, troquem informações e compartilhem dificuldades e desafios de seus projetos com estudantes de outras partes do mundo.

Por meio do programa, os estudantes podem conhecer em primeira mão os aplicativos de design de produto, manufatura digital, simulação realística e inovação colaborativa utilizados por empresas para experimentar virtualmente o design de produto, engenharia e fabricação.

O uso da plataforma aproxima alunos e empresas, uma vez que indústrias do mundo inteiro aderem cada vez mais ao conceito de desenvolvimento integrado de produto. “As empresas estão mundando a forma de desenvolver produtos e projetos, é uma revolução em andamento. A plataforma auxilia nesse processo dentro da universidade”, diz Eguti.

© 2018 Parque Tecnológico São José dos Campos - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®