28 de Novembro de 2017

Finep recebe projetos para novas linhas em inovação

Destaque para abertura da segunda rodada do Finep Startup

Finep recebe projetos para novas linhas em inovação

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) recebe até o dia 26 de dezembro de 2017 novas propostas para a 2ª rodada do programa Finep Startup. Entre os temas apoiáveis estão Manufatura Avançada, Internet das Coisas, Fintech, Agritech e Economia Criativa.

A agência vai aportar conhecimento e recursos financeiros via participação no capital de startups que estejam em fase final de desenvolvimento do produto, para colocar no mercado, ou que precisem ganhar escala de produção.

O investimento vai ser feito por meio de contrato de opção de compra de ações e pode chegar a R$ 1 milhão, baseado no plano de negócios.

Ao todo, mais 25 empresas serão apoiadas nesta segunda rodada (a primeira, aberta em junho, recebeu mais de 500 inscrições – o resultado final será divulgado em novembro). A expectativa da financiadora é disponibilizar R$ 400 milhões para o Finep Startup nos próximos anos. Saiba mais aqui sobre o programa.

Finep Conecta e Telecom
A Finep lançou ainda neste segundo semestre de 2017 outras duas novas linhas de crédito para inovação.

O Finep Conectaoferece melhores condições de apoio a empresas que investirem em projetos de pesquisa em parceria com instituições de ciência e tecnologia (ICTs) ou universidades. Esta linha prevê mecanismos como taxas de juros menores e prazos e carências mais longos e terá disponível R$ 500 milhões para financiar projetos que se enquadrem nos requisitos citados acima.

Dependendo do grau de inovação da proposta, a Finep vai financiar até 100% do projeto – que deve ter valor mínimo de R$ 5 milhões. O prazo de retorno do empréstimo chega a 16 anos.

Outra iniciativa lançada pela Finep em junho foi o Programa Telecom, uma linha de financiamento exclusiva para empresas brasileiras adquirirem equipamentos de telecomunicação 100% nacionais. O valor mínimo dos projetos deve ser R$ 500 mil – normalmente, a Finep financia diretamente apenas propostas acima de R$ 10 milhões . A taxa de juros oferecida pelo programa é TR + 7% ao ano, com carência de 12 meses e prazo total de pagamento de 36 meses.

As propostas para estes dois programas, Conecta e Telecom, devem ser submetidas por meio da Plataforma FINEP INOVAÇÃO.