01 de Agosto de 2017

MCTIC e CNPq selecionam jovens empreendedores para treinamento na Suíça

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe até o dia 11 de agosto inscrições de projetos de pesquisadores e empreendedores interessados em participar de um treinamento intensivo do programa “Academy Industry Training” (AIT) com agendas no Brasil e na Suíça.

Dez pessoas serão selecionadas para participar do programa. De acordo com o edital a iniciativa é uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), CNPq e a Swissnex Brasil para apoiar jovens pesquisadores a estabelecerem parcerias com a indústria para fundarem empresas spin-offs ou startups, construindo, assim, possíveis parcerias internacionais.

“A partir da identificação das necessidades e lacunas para o fomento do empreendedorismo em ambientes acadêmicos de excelência tanto na Suíça quanto no Brasil, decidiu-se criar um programa intensivo para abrir oportunidades para pesquisadores de ambos os países que visam desenvolver suas pesquisas e introduzi-las no mercado para benefício da sociedade” traz o trecho inicial do edital.

O AIT oferece uma introdução intensiva ao empreendedorismo, incluindo workshops para construção de um plano de negócios, cenários e modelos para entrada no mercado, estratégias de financiamento e aulas de técnicas de promoção de vendas e marketing empresarial, além de uma visão geral dos mercados brasileiro e suíço.

Quem pode participar?
Pesquisadores detentores de ideias ou planos de negócio (sumário executivo) voltados à introdução, ou melhoria, de produtos, processos ou serviços no mercado, aliando pesquisa e desenvolvimento ao empreendedorismo, agregando também competências relevantes, para que estes possam levar os resultados de suas pesquisas tecnológicas ao mercado, inclusive com colaborações internacionais, e consequente benefício da sociedade.

O que o AIT oferece?

Os selecionados participarão da Semana de empreendedorismo e imersão no ambiente de inovação brasileiro no Rio de Janeiro (27/11 a 01/12/2017 e da Semana de empreendedorismo e imersão no ambiente de inovação da Suíça, incluindo visitas a universidades (EPFL e ETH), apresentação dos projetos individuais e desenvolvimento do plano de negócios (23 a 27/4/2018).

Inscreva-se! Acesse o edital e saiba como participar.