Sala de Imprensa / Notícias

14 de Julho de 2017

Lei de Inovação aprovada pela Câmara investe em soluções inovadoras para a cidade

A ideia é selecionar e testar projetos que podem ser aplicados na administração pública

Comissão vai selecionar projetos a serem aplicados pela prefeitura

São José vai contar com uma lei de incentivo a projetos inovadores que possam ser aplicados na administração pública para otimizar obras e serviços municipais. A Câmara aprovou recentemente a “Lei de Inovação”, proposta pela prefeitura, que cria o Programa de Incentivo à Inovação Científica, Tecnológica e Sustentável.

O objetivo é estimular a criação de startups e iniciativas inovadoras que aumentem a eficiência e a qualidade de obras e serviço públicos; promovam o desenvolvimento sustentável do município; e gerem benefícios para a população. Startups são definidas como grupo de pessoas com perfil empreendedor com novo modelo de negócio.

Para isso, a prefeitura vai selecionar e testar, sem custo para o munícipio, projetos de inovação apresentados por órgãos públicos, empresas públicas e privadas.

A seleção será feita por uma comissão avaliadora e, ao final do período de teste, pode ser fornecido um atestado de capacidade técnica e de funcionalidade. “Principalmente em período de crise econômica, é preciso buscar alternativas de negócios que podem gerar renda e emprego. Para continuar no caminho do desenvolvimento, São José precisava de uma lei de inovação”, avalia o vereador Fernando Petiti (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo da Câmara.
Petiti destacou que a nova lei vai aproximar as empresas da prefeitura e impulsionar startups. “São José tem um grupo de empreendedores que quer transformar a cidade em um pólo de startups”,

Propostas

O vereador Marcão da Academia (PTB), que também faz parte da Frente Parlamentar, acredita que a Câmara pode participar apontando projetos de inovação. Ele cita como exemplo a ideia de instalar dispositivos geradores de energia cinética (energia gerada por movimento) em equipamentos das academias ao ar livre. “A energia gerada na rotação de um equipamento pode ser armazenada e utilizada na iluminação pública. Existem projetos que ajudam na sustentabilidade, na diminuição de custos e são ações inovadoras”, afirma.

O programa de Inovação ficará sobre a responsabilidade da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

 

Fonte: http://www.camarasjc.sp.gov.br/noticias/5718/lei+de+inovacao+aprovada+pela+camara+investe+em+solucoes+inovadoras+para+a+cidade

Cadastre-se
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades em seu e-mail:

Voltar

  • Contato
  • Localização
  • Mapa do Site
Endereço: Avenida Doutor Altino Bondensan, 500 - Distrito de Eugênio de Melo | Cep: 12247-016 | São José dos Campos - SP - Brasil | Tel.: +55 (12) 3878-9500
© 2017 Parque Tecnológico São José dos Campos - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®