17 de Maio de 2017

Parque Tecnológico lança Carreta da Gestão e Inovação com cursos gratuitos e soluções para cidades inteligentes

Programa vai percorrer a RMVale e todo o Estado de São Paulo com diversas ações. Foco é espalhar inovação com cursos, novas ideias e soluções capazes de transformar a vida das cidades, melhorando o dia a dia da população no municípios por onde vai passar

O Parque Tecnológico São José dos Campos e a Sistema Athos lançam nesta sexta-feira (19), às 9 horas, o programa “Carreta da Gestão e Inovação”. Com um veículo totalmente equipado com diversas soluções e inovações tecnológicas, o programa levará para a RMVale e a todo o Estado de São Paulo cursos gratuitos para jovens, empresários e empreendedores na área de gestão, inovações para prefeituras economizarem e melhorarem a qualidade de vida da população e ainda diversos outros serviços gratuitos.

Um dos destaques da Carreta da Gestão e Inovação são as soluções para Cidades Inteligentes e Humanas desenvolvidas no Vale do Paraíba. São mais de seis empresas, entre associadas ao TIC Vale (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação) e residentes no Parque Tecnológico São José dos Campos, que oferecem sistemas e plataformas capazes de melhorar a gestão e economizar recursos públicos em diversas áreas como saúde, mobilidade, educação, planejamento urbano, energias renováveis, entre outras.

A Sistema Athos levará capacitações gratuitas para empresários e cursos para jovens em busca do primeiro emprego, além de uma formação especial voltada ao Sistema Athos de Gestão, presente de milhares de estabelecimentos em todo o país. Já a ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos, que também está engajada neste programa, irá oferecer cursos e serviços gratuitos para a população. Com o nome de “ACI Educa”, os serviços prestados pela associação começam a ser executados na carreta a partir de junho e toda a programação poderá ser consultada futuramente no site da instituição.

O presidente da Sistema Athos, Rodrigo Freitas, ressalta a importância da parte educacional do programa. “Sentimos a necessidade de fazer algo que realmente conseguíssemos gerar um impacto maior para auxiliar os que realmente precisam de algo para crescer, não dando o peixe, mas ensinando a pescar”, disse.

Para Marcelo Sáfadi, diretor de novos negócios do Parque Tecnológico, a iniciativa envolvendo empresas associadas e residentes, assim como entidades e organismos governamentais, vem ao encontro das perspectivas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação fomentado pelo Parque. “Trabalhamos há anos na consolidação e sinergia das empresas residentes e associadas, e programas como esse confirmam a importância de projetos em parceria. Com tantos serviços e inovações em um só lugar, muitas cidades, assim como seus jovens e empresários, poderão ser beneficiadas", explica.

Segundo Sáfadi, a Carreta da Gestão e Inovação é a primeira iniciativa para apresentar às prefeituras e outras instituições públicas da RMVale as soluções para "cidades inteligentes" ou smart city desenvolvidas na região pelas empresas associadas ao APL TIC Vale e residentes no Parque Tecnológico. “O objetivo é rodar o Estado de São Paulo e posteriormente cidades do Brasil e até da América Latina”, conclui.

A Carreta da Gestão e Inovação conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São José dos Campos, Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José dos Campos, Elgin e KLA Educação Empresarial, além de diversos parceiros de mídia.

Programação
No período de 22 a 26 de maio a Carreta estará na Praça da Bandeira, na Abernéssia em Campos do Jordão. Serão oferecidos os cursos: Primeiro Emprego, com atividades que vão desde como montar um currículo a técnicas de marketing pessoal; Construindo uma empresa lucrativa, voltado a empresários; e Conhecendo o Sistema Athos, de Automação Comercial. A programação está disponível no site (http://carretadagestao.com.br/agenda). No dia 22, no período da tarde, o TIC Vale também desembarca em Campos do Jordão com as soluções para Cidades Inteligentes desenvolvidas pelas empresas associadas e residentes no Parque Tecnológico, à partir das 14 horas, com a presença do Prefeito Fred Guidoni, entre outras autoridades.

O programa segue em junho para Caraguatatuba, e em julho faz parada em Pindamonhangaba e Taubaté. "O objetivo é que, até 2018, a Carreta percorra todo o estado de São Paulo", destaca Sáfadi.

PROGRAMAÇÃO
22 - 26 de maio