Sala de Imprensa / Notícias

02 de Maio de 2017

Associadas ao Parque Tecnológico lançam inovações para Agroindústria em megafeira do setor

Momento marca início do trabalho do APL TIC Vale na vertical de agronegócios

Associadas ao Parque Tecnológico lançam inovações para Agroindústria em megafeira do setor

As empresas associadas e residentes no Parque Tecnológico São José dos Campos, Altave, FT Sistemas e STC – Sistemas e Tecnologia, participaram entre os dias 1 e 5 de maio da 24ª Agrishow – feira de tecnologia para o setor agrícola realizada em Ribeirão Preto.

A participação destas empresas na Agrishow reforça a importância das ações de P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para o setor agrícola e para o Parque Tecnológico. Há cerca de três meses o APL TIC Vale, gerenciado pelo Parque, criou um núcleo voltado para a agroindústria. “Atualmente, das 70 empresas associadas, aproximadamente 20% têm serviços específicos para o setor agropecuário”, disse Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC Vale (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação).

A feira realizada anualmente em Ribeirão Preto, segundo Nunes é considerada a vitrine das mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio. Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade para as empresas vinculadas ao Parque Tecnológico.

“A participação de nossas empresas na Agrishow permitiu a exposição das tecnologias que desenvolveram e também a coleta de informações visando a busca de investimentos. É ainda uma forma de conhecer o que a indústria está fazendo e quais são as ofertas de tecnologias para o setor”, afirma Nunes.
O coordenador do TIC Vale aponta ainda que a agroindústria está se reinventando de uma forma muita rápida, principalmente com o uso da Internet das Coisas (IoT).

“Em se tratando de agroindústria, toda a gestão dos processos tem que estar diretamente interligada de forma online. A utilização de tecnologias acelera ainda o processo de maturidade e competitividade das empresas, não só no Brasil como no exterior”, conclui.

Expositores
A empresa STC – Sistemas e Tecnologia, uma das incubadas no Parque Tecnológico, participou da Agrishow com sua linha de simuladores para agricultura. “Estamos buscando parceiros para desenvolver simuladores para os fabricantes de equipamentos agrícolas como uma oportunidade para ampliarmos nossos negócios”, diz o diretor técnico-comercial da STC, Luiz Otavio Bernardes.

Ser incubada no Parque, segundo Bernardes, ajuda na conexão de novos negócios. “Quando falamos que estamos no Parque Tecnológico, a percepção das outras empresas muda, pois sabem que por trás tem toda um sistema que nos apoia”, acrescenta.
A Altave, também residente no Parque Tecnológico, aproveitou a feira para lançar um novo produto: a solução AgTech de torre flexível para viabilizar internet rural. Trata-se de uma tecnologia que promove ganho de produtividade e mitigação de riscos no agronegócio.

Segundo o CEO da Altave, Leonardo Mendes Nogueira, a solução com foco na conectividade e no monitoramento para o campo virou um dos destaques da feira. “Foi essencial para validarmos o que o mercado está procurando, o que oferecemos e para conhecermos os players, de pequenos produtores às grandes corporações”, destaca.

Quem também aproveitou a feira para apresentar um novo produto ao mercado foi a FT Sistemas, empresa residente no Parque e associada ao cluster aeroespacial, que atua na fabricação e fornecimento de tecnologias avançadas no segmento de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados). A empresa lançou a solução FT BIOFLY, que inclui dispersor de agentes biológicos, sensores embarcados e equipes de operação e manutenção.
 

Cadastre-se
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades em seu e-mail:

Voltar

  • Contato
  • Localização
  • Mapa do Site
Endereço: Avenida Doutor Altino Bondensan, 500 - Distrito de Eugênio de Melo | Cep: 12247-016 | São José dos Campos - SP - Brasil | Tel.: +55 (12) 3878-9500
© 2017 Parque Tecnológico São José dos Campos - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®