29 de Março de 2017

Cluster Aeroespacial e Defesa e empresas associadas estão IBAS 2017

Empresas associadas estão presentes em estande compartilhado com o Parque Tecnológico no evento que iniciou hoje e vai até sexta (31)

Cluster Aeroespacial e Defesa e empresas associadas estão IBAS 2017

As associadas Metinjo, Saipher, Latecoere, Globo Usinagem e Ags cargo estão participando, de hoje até sexta-feira (31), da International Brazil Air Show (IBAS) com o Cluster Aeroespacial e de Defesa do Parque Tecnológico São José dos Campos.

O evento acontece na cidade do Rio de Janeiro e tem o objetivo de reunir a cadeia aeroespacial, de infraestrutura aeroportuária e de fornecedores da aviação comercial e executiva, para interlocução destas três categorias, desenvolvendo assim melhorias para o mercado.

Marcelo Sáfadi Alvares, diretor de desenvolvimento de negócios do Parque Tecnológico, destaca a importância da participação no evento. “Aqui as empresas de aviação comercial, executiva, geral, estão no mesmo espaço discutindo o futuro do transporte aéreo no país. E o Parque tem uma relação muito forte com a indústria aeronáutica, pois estamos inseridos em um contexto regional que tem instituições e empresas respeitadas e reconhecidas mundialmente no setor”.

Durante o evento, os empresários podem participar de seminários para cada um dos setores envolvidos que são incentivados para promover o desenvolvimento da indústria.

Associadas ao cluster

As empresas associadas ao Cluster Aeroespacial e de Defesa participam do evento para mostrar competência no setor, como atuam, inclusive, nas áreas da aviação civil por meio da integração da indústria com a atividade acadêmica e dos centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

O gestor dos clusters do Parque Tecnológico, Marcelo Nunes da Silva, explica que a participação das empresas espaço compartilhado com o Parque Tecnológico é uma vantagem das associadas, pois traz força à relação institucional. “A área onde fica o estande do Parque é diferente do local onde ficam apenas empresas e visitantes de outros países encontram aqui o representante brasileiro das empresas aeroespaciais - justamente por sermos uma instituição de maior capilaridade, diferente de ser uma única empresa”.

Nunes reforça que as empresas associadas ao cluster têm alto valor agregado e são conhecidas no mercado nacional e internacional. Segundo ele, o suporte do cluster possibilita que os empresários tenham uma abordagem mais bem-conceituada. “O papel do cluster é mostrar que temos as empresas competentes que os visitantes estão buscando e que nossas associadas merecem credibilidade por serem consolidadas e ligadas a uma instituição que representa ações com o governo como ABDI, Apex-Brasil, Sebrae, entre outras”, finaliza.

O Cluster Aeroespacial e de Defesa é reconhecido como entidade representativa do setor aeroespacial do país e foi organizado a partir de 2004. Atualmente, reúne mais de 90 empresas das cadeias aeroespacial e defesa, somando cerca de 19 mil postos de trabalho e faturamento anual de U$ 7 bilhões. Estas empresas estão distribuídas por seis estados brasileiros; a maior parte delas (60%) está sediada em São José dos Campos (SP) e algumas dentro do próprio Parque Tecnológico São José dos Campos.

Cluster Aeroespacial Brasileiro promove ambiente colaborativo e favorável para gerar diferenciais competitivos, aperfeiçoamento de processos, desenvolvimento de produtos, sustentabilidade, soluções, serviços e logística, aumentando a competitividade e a excelência das empresas da cadeia aeroespacial no mercado nacional e internacional.