29 de Março de 2017

TIC Vale e Assecre promovem showroom de soluções para Indústria 4.0 em São José

O APL TIC Vale do Parque Tecnológico São José dos Campos e a Assecre (Associação dos Empresários do Chácaras Reunidas) realizaram no dia 5 de abril, das 8 às 17 horas, o 1º Showroom de Soluções para Indústria 4.0 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Ao todo, vinte e oito empresas da região se apresentaram na sede da Assecre, no Chácaras Reunidas, suas soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação para a Indústria Inteligente, também chamada de 4.0, com serviços e produtos que integram inteligência artificial, robótica e automação, e que são capazes de otimizar tempo e recursos gastos em manufatura. Outros 68 empresários se inscreveram para conhecer as soluções, o que gerou mais de 100 reuniões e dezenas de contatos comerciais para os participantes.

Ainda é possível conhecer as empresas participantes no Showroom online de Soluções para Indústria 4.0, basta acessar o site www.ticvale.org.br/industria4.0 . No portal é possível conhecer todas as empresas e as ferramentas que estarão expostas no evento.

“Um papel importante do Parque Tecnológico é gerar novas tecnologias e associado ao papel do (APL) Arranjo Produtivo Local é levar estas tecnologias a sua aplicação prática, este showroom tem este objetivo, apresentar as empresas e os empresários de tecnologia aos que necessitam desta tecnologia para melhorar sua competitividade e eficiência no mercado", afirma Marcelo Nunes, coordenador do APl TIC Vale.

TIC Vale e a Indústria 4.0

O conceito de indústria 4.0 ganhou força global na Alemanha, onde um projeto que envolveu empresas, universidades e o governo foi lançado há alguns anos para modernizar indústria do país. Nos últimos três anos o conceito se espalhou pelo mundo e já é realidade inclusive na indústria brasileira.

Com a integração das máquinas com sistemas de computação em nuvem, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e até mesmo Robótica, já é possível controlar remotamente linhas inteiras de produção.

A nova indústria exige profissionais capacitados em outras áreas e com perfil multidisciplinar, e permite a entrada numa era de real sustentabilidade na indústria, com uso consciente e sem desperdício de recursos e ainda permite aumentar com isso a lucratividade, aumentando a produtividade e a qualidade da produção.

A Indústria 4.0 é uma das verticais de trabalho do arranjo produtivo local de Tecnologia da Informação e Comunicação do Parque Tecnológico São José dos Campos, o TIC Vale, que reúne as empresas que desenvolvem soluções em manufatura inteligente na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

O TIC Vale promove não apenas o conceito e as vantagens desta nova fase industrial no país, como promove a capacitação e articulação do setor para o mesmo fim.