25 de Janeiro de 2017

Programa de Incubadoras recebe novas startups

Seleção coordenada pelo Parque Tecnológico São José dos Campos atraiu mais de 80 empresas interessadas

Programa de Incubadoras recebe novas startups

Ideias criativas que resolvem problemas desafiadores para a sociedade moderna, jovens empresas buscando sucesso, projetos com traços definidos de um grande negócio. Assim são as startups que ingressam anualmente no Parque Tecnológico São José dos Campos, por meio do Programa Municipal de Incubadoras.

Em 2017, sete novas startups iniciam sua jornada dentro das incubadoras do programa coordenado pelo Parque Tecnológico, e outras três que ainda são apenas um projeto, desenvolvem seu talento com outros jovens empreendedores no Coworking – espaço de pré-incubação onde os empresários lapidam suas ideias até se tornarem produto ou serviço.

As startups recém-chegadas foram escolhidas no último edital encerrado no fim de novembro de 2016. Este processo seletivo recebeu ao todo mais de 80 inscrições, tendo sido considerado o mais concorrido da sua série histórica.

“Acredito que a alta procura no último edital demonstra que a estratégia e as ações realizadas pelo programa estão no caminho certo, principalmente a consolidação do papel da incubadora como facilitador no desenvolvimento e como um ambiente de negócios”, afirmou Alexandre Barros, coordenador do Programa Municipal de Incubadoras de São José dos Campos.

As selecionadas atuam em diversas áreas, especialmente na geração e gestão de fontes de energias renováveis. “Estudos apontam que a mudança da matriz enérgica será mais rápida do que pensávamos, assim sendo, é uma área de grandes oportunidades”, completou Barros.

O quadro abaixo traz um pouco sobre as jovens empresas que agora fazem parte do universo do Parque Tecnológico São José dos Campos.

Novas Startups

Nome Área de atuação
Imae Desenvolvimento de um aerogerador de pequena potência, a fim de atender demandas do setor rural.
Eolic-Future Projetos de novas tecnologias para geração de energia por meio de fontes renováveis, com baixo custo de manutenção.
3dprocer Desenvolvimento de uma impressora 3D com alta qualidade e confiabilidade.
Sharenergy  Plataforma de compartilhamento de instalações de sistemas fotovoltaicos para atender condomínios, cooperativas, consórcios e
        empresas ou pessoas físicas.
STC New Desenvolvimento de simuladores para treinamento em máquinas para o setor do Agronegócio.
Ledvale   Soluções em lâmpada de LED de alta potência
Sheeper   Aplicativo e website que permitem aos usuários encontrarem ofertas de produtos nos estabelecimentos próximos a sua localização.

Coworking

Nome         Área de Atuação
ValeSun Energia Solar Levar energia elétrica de forma sustentável a um público abrangente em locais carentes de energia elétrica no
modo convencional, para carregamentos de pequenos aparelhos portáteis.
Aero Project Engineering Engenharia e projetos de manufatura de ferramental e produto Aeronáuticos, com foco em materiais compósito
Fitocosméticos - Plantas Medicinais-Ora Pro Nobis Produto natural agregado com a planta medicinal ora pro nobis, (pereskia grandifolia – nativa do Brasil e pereskia aculeata) - uso das folhas que são ricas em proteínas e minerais sem toxicidade para humanos e animais, sendo 100% biodegradável e sem resíduo.