Notícia

PqTec assina acordo de parceria com a Fundação Getúlio Vargas

PqTec assina acordo de parceria com a Fundação Getúlio Vargas Marco Antonio Raupp e Carlos Ivan Simonsen Leal assinam termo de parceria

O Parque Tecnológico São José dos Campos assinou hoje (24/1) acordo de cooperação com a Fundação Getúlio Vargas, para que sejam ministrados cursos da instituição nas dependências do PqTec.

A ideia é aproximar a experiência em ensino da FGV à realidade das empresas do Parque Tecnológico. “Trazemos para o parque ciência da maior qualidade associada aos problemas reais da sociedade. Sentimos a necessidade de investir em entidades focadas em negócios, para ensinar a transformar ciência em negócios”, diz Marco Antonio Raupp, diretor-geral do PqTec.

No primeiro semestre de 2019, serão oferecidos dois cursos de aperfeiçoamento de curta duração, cujos programas serão divulgados no início de fevereiro.  Para o segundo semestre, está previsto a implementação de um mestrado profissional em economia. Os professores são os mesmos da unidade de São Paulo e devem ministrar as aulas durante a semana, no período noturno.

“Vemos uma grande sinergia com o Parque e acreditamos que podemos contribuir para a disseminação da inovação e também aprender com as empresas daqui. Traremos nossa experiência em desenvolvimento econômico, gestão de negócios e de projetos e construção de cenários para o Vale do Paraíba”, explica Ricardo Rochman, coordenador do Mestrado Profissional em Economia da FGV.

A FGV é uma instituição de ensino superior fundada há 74 anos com o objetivo estimular o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. É referência em ensino e pesquisa nas áreas de administração pública e privada e negócios.

 

Mapeamento do transporte público de São José

Na mesma ocasião, a Prefeitura de São José dos Campos firmou contrato com a FGV para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade.

O trabalho vai preparar o município para a nova concessão do transporte público, prevista para 2020/2021, visando a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.

O plano de trabalho da FGV será desenvolvido em nove etapas que incluem diagnóstico do sistema atual, microssimulação de integração com outros modais de transporte, estudos jurídicos regulatórios, econômicos e financeiros, acompanhamento e a implementação das propostas apontadas no estudo após a licitação do novo sistema.

Os estudos também vão incrementar a tendência adotada pelo município nos últimos dois anos de incorporar soluções tecnológicas para ampliar e trazer mais qualidade aos deslocamentos diários dos usuários, facilitando o acesso das pessoas aos serviços públicos.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos