Notícia
- Atualizado em 19/11/2020

Parque Tecnológico recebe reunião da secretária estadual Patrícia Ellen com empresários

Associados ao Cluster Aeroespacial Brasileiro e APL TIC VALE puderam aprofundar as oportunidades regionais e setoriais

Parque Tecnológico recebe reunião da secretária estadual Patrícia Ellen com empresários Créditos: divulgação

O Parque Tecnológico recebeu na quarta-feira (18/11) a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, que realizou uma reunião com associados aos Cluster Aeroespacial Brasileiro e ao APL TIC Vale.

O encontro, que ocorreu de maneira online e presencial (respeitando os critérios de distanciamento social), teve como principal objetivo apresentar os Polos de Desenvolvimento São Paulo, iniciativa que identifica potencialidades econômicas e impulsiona regiões por meio de ações de incentivo em tecnologia e qualificação. As cidades do Vale do Paraíba estão incluídas nos Polos Aeroespacial, Agritech e Serviços Tecnológicos, entre outros.

Além da secretária estadual, o evento teve a participação do deputado federal Eduardo Cury; de Eduardo Aranibar, do subsecretário de competitividade, indústria comércio e serviços; de Felício Ramuth, prefeito de São José dos Campos, e de Alberto Marques, secretário de inovação e desenvolvimento econômico de São José dos Campos. da Juliana Mota, diretora comercial da Alltec e do Wagner Siqueira, CEO da Dualsys.

Patricia Ellen destacou a importância de São José dos Campos dentro do estado de São Paulo. “A cidade tem uma grande representatividade, pois participa de 9 dos 14 polos de desenvolvimento econômico do estado e ainda foi eleita a mais inovadora no Brasil pela Endeavor em 2019”.

A secretária afirmou também que estas habilidades da região podem ser impulsionadoras para fortalecer outros setores, como o da saúde, que tem enfrentado demanda crescente na área de bioengenharia. Reiterou que estas conversas ajudam a identificar os desafios dos empreendedores para que possam fazer parte de um plano de ação para fortalecer a economia.

Eduardo Aranibar mostrou os principais índices do Polo Aeroespacial, Agritech e Serviços Tecnológicos, com destaque para o percentual do faturamento investido em pesquisa e desenvolvimento, considerado o maior valor entre os polos. Posteriormente compartilhou as principais demandas mapeadas até o momento para o polo:

  • Linhas de financiamento para maior investimento em P&D com foco em inteligência artificial e machine learning;
  • Isenções e benefícios para aquisição de equipamentos para P&D;
  • Melhoria na divulgação das parcerias com centros de tecnologia e inovação.

Marcelo Nunes apresentou algumas das ações do Cluster Aeroespacial Brasileiro e do APL TIC VALE. Juliana Mota, diretora comercial da Alltec, e Wagner Siqueira, CEO da Dualsys, abordaram a importância dos esforços dos arranjos produtivos locais em aumentar a competitividade dos negócios.

Patrícia Ellen visitou  as instalações do Parque Tecnológico e conheceu os programas de aceleração e incubação do Nexus - hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos. Também também conheceu os laboratórios do Parque.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos