Notícia

Parque Tecnológico São José dos Campos lança Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética

Parque Tecnológico São José dos Campos lança Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética

O Parque Tecnológico São José dos Campos realizou o lançamento de seu Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética (EMI/EMC) no dia 19/2, às 9h. Estiveram presentes representantes de diversas instituições parceiras e clientes dos laboratórios do PqTec.

“Enfatizamos que é um laboratório de desenvolvimento, aberto, para utilização ampla de empresas e startups de toda a região”, disse Marco Antonio Raupp, diretor-geral do PqTec.

O Laboratório foi criado para que as empresas das mais diversas áreas, como defesa, aeronáutica, automotiva, industrial, médica e de tecnologia da informação e comunicação, possam testar seus projetos e/ou produtos na fase de desenvolvimento. A estrutura conta com uma câmara semianecoica blindada de até 40 GHz, sala de amplificadores, sala de controle e equipamentos para ensaios de emissão eletromagnética radiada e conduzida.

“O Brasil inteiro tem 20 câmaras e só o estado da Califórnia, nos EUA, tem 120. Isso dá dimensão da importância de nossa estrutura”, contou Henrique Lemos de Faria, diretor executivo da LACE. A empresa é responsável pela operação do laboratório e especializada em soluções de compatibilidade eletromagnética. Tem uma equipe técnica altamente capacitada para acompanhar todo o processo de desenvolvimento e de testes, além de dar apoio para ajustes necessários durante o processo.

Para Paulo Roberto Braga Barros, diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira, o novo laboratório representa ganho na otimização dos processos de engenharia. “Sabemos da importância de manter o parque industrial brasileiro”, disse.

DIFERENCIAIS

Os equipamentos do laboratório são calibrados e possuem rastreabilidade aos laboratórios acreditados e apresentam resultados totalmente confiáveis, de acordo com as normas aplicáveis. “O receiver ESW8 é um dos destaques deste laboratório”, conta Rubiane Oliveira, coordenadora de laboratórios do PqTec. “O equipamento lê os dados em tempo real e fornece informações precisas em cerca de um terço do tempo dos outros equipamentos disponíveis no país”, explicou.

O Laboratório de EMI/EMC foi equipado por meio de um convênio com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e com contrapartida da Associação Parque Tecnológico São José dos Campos, entidade privada sem fins lucrativos que gere o Parque Tecnológico. “Esse projeto é mais um exemplo do quão importantes são os programas comandados pela Finep”, afirmou Marcelo Nicolas Camargo, superintendente do Departamento de Fomento a Interação entre Ciências Aplicadas e Inovação da Finep.

Veja mais fotos do Lançamento neste link

Mais informações sobre os Laboratórios do Parque Tecnológico São José dos Campos com  Rubiane Oliveira:

 rubiane.oliveira@pqtec.org.br | (12) 3878-9547

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos