Notícia

PqTec oficializa parceria com Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil

PqTec oficializa parceria com Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil Representantes das instituições que fazem parte do CDTCC se reúnem no Pqtec

A Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos assinou hoje (13/9) termo de parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil (CDTCC). A parceria entre as instituições visa estruturação e execução de ações de apoio ao desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação no ramo da construção civil em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

“Sabemos que a construção civil é um setor economicamente importante, onde se depositam grandes esperanças para a retomada da economia. Então fazer parte das operações desse CDT é de grande relevância para nós”, diz Marco Antonio Raupp, diretor-geral do Parque Tecnológico.

Fazem parte do CDTCC o Parque Tecnológico São José dos Campos, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, a Associação das Construtoras do Vale do Paraíba, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo e as instituições de ensino Cephas, ITA, Unifesp e Univap.

“Já temos as demandas e sabemos o que o mercado precisa. Vamos nos empenhar para executar todos os projetos”, afirma Francisco Moya, presidente do CDTCC.

Dentre as premissas do CDTCC, estão aprimorar os processos construtivos, beneficiando diretamente o usuário e a sociedade, com melhoria da qualidade de vida, incentivar e gerar projetos inovadores, atuando como link entre desenvolvedores de produtos/sistemas, e as necessidades dos diferentes atores da cadeia produtiva da construção civil, e promover uma intensa relação técnica entre o setor produtivo, o meio acadêmico e o setor público.

UniEmpresas

 A primeira ação entre CDTCC e Parque Tecnológico será o desenvolvimento do projeto UniEmpresas.

O objetivo do projeto é conectar as universidades às empresas da indústria da construção civil,  por meio de um processo sinérgico de troca de informações e necessidades. A ideia é que os alunos possam desenvolver trabalhos de conclusão de curso com mais aderência às demandas do mercado.

Os autores dos TCCs que atendam melhor um destes critérios - mais adequados à realidade do mercado,  com inovação tecnológica relevante,  com viés de sustentabilidade ou que apresente melhorias de processos e produtos -  terão acesso a workshops e outros treinamentos e formas de capacitação das entidades participantes do CDTCC.

Mediante seleção, alguns projetos poderão fazer parte do Nexus Lab, primeira etapa do desenvolvimento de uma startup no Nexus, o hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos