Notícia

PqTec desenvolve Plataforma Virtual de Testbed em Internet das Coisas

Whitepaper mostra primeiros resultados do projeto

PqTec desenvolve Plataforma Virtual de Testbed em Internet das Coisas

Em uma linha de produção, as máquinas não podem parar, sob risco de gerar grandes prejuízos às empresas. Então, como é possível desenvolver novos produtos e processos? Uma das soluções é a criação dos laboratórios virtuais, em que é possível realizar testes a partir dos dados obtidos com as máquinas reais.

Para estimular a inovação e contribuir para que as empresas adotem conceitos da indústria 4.0, o  Parque Tecnológico São José dos Campos desenvolveu uma Plataforma Virtual de Testbed em Internet das Coisas, que tem como objetivo o monitoramento de máquinas para possibilitar justamente o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Todos os detalhes sobre o projeto estão em um Whitepaper divulgado hoje e que pode ser acessado neste link: bit.ly/whitepaperIoT.

O projeto envolve a implantação de sensores em máquinas industriais de usinagem, impressoras 3D e robôs industriais, gerando um banco de dados que pode ser acessado por startups, empresas de tecnologia da informação e comunicação, indústrias de diversos setores, universidade e instituições de ensino. Os dados servem para testes para validação de produtos, testes de teorias científicas e novas ideias, testes com dados e desenvolvimento de provas de conceito.

Qualquer instituição interessada no projeto pode definir um escopo personalizado junto à equipe do Parque Tecnológico. Dessa forma, será possível acessar o banco de dados online por meio de uma área restrita e visualizar as informações das máquinas instrumentadas.

Para o desenvolvimento do Laboratório Virtual, o Parque envolveu mais de 20 empresas dos setores aeronáutico, de defesa e de tecnologia da informação, entre fornecedoras e usuárias de tecnologias. A iniciativa ainda contemplou a participação de startups das áreas de sensores, visão computacional, inteligência artificial, big data, entre outros.

O desenvolvimento da Plataforma Virtual Testbed em Internet das Coisas contou com Patrocínio Financeiro da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), por meio do edital Fábricas do Futuro, e contrapartida do Parque Tecnológico São José dos Campos.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos