Notícia
- Atualizado em 16/09/2020

PqTec seleciona oportunidades para empresas de base tecnológica

Diversas formas de incentivo a pesquisa e desenvolvimento com inscrições abertas

PqTec seleciona oportunidades para empresas de base tecnológica

O Parque Tecnológico São José dos Campos seleciona boas oportunidades para empresas de tecnologia e startups, no Brasil e no exterior. São iniciativas de financiamento, apoio, bolsas de pesquisa, entre outros, sempre em busca de estimular pesquisa, desenvolvimento e inovação.

As empresas residentes no Parque contam com apoio e suporte para inscrições e, dependendo da iniciativa, podem ter o PqTec como parceiro do projeto.


Veja as oportunidades com inscrições abertas!

 

Parceria Brasil-Dinamarca

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em parceria com o Consulado Geral da Dinamarca/Centro de Inovação Dinamarquês em São Paulo, promove uma série de seminários online sobre agricultura, agronegócio e inovação. A iniciativa é parte do Acordo de Cooperação para Inovação, entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada Real da Dinamarca no Brasil. Ao final das sessões, os participantes terão a oportunidade de enviar propostas de cooperação e projetos conjuntos. Inscrições abertas até 16 de setembro. Inscreva-se.

 

Banco de Brasília

O presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, vai conversar sobre a estratégia de inovação da empresa e apresentar oportunidades para trabalhar em conjunto com as startups. O evento será realizado no dia 17 de setembro, às 14h30. Inscreva-se.

 

China-Brazil 2020 Innovation Week

Estão abertas as inscrições gratuitas para a China-Brazil 2020 Innovation Week, evento online que conecta empreendedores brasileiros e investidores chineses. Serão selecionadas startups que terão a oportunidade de apresentar seus negócios, no idioma inglês, diretamente para uma banca de jurados composta por investidores chineses. Inscrições abertas até 18 de setembro. Inscreva-se.

 

Chamada Pública - Brasil e Suíça

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Swiss Innovation Agency (Innosuisse) lançaram uma chamada bilateral para buscar projetos conjuntos de P&D, focando na pesquisa e desenvolvimento de soluções que tenham potencial de mercado em ambos os países. Inscrições abertas até 18 de setembro. Inscreva-se.

 

Pesquisa em Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Fatores de Risco Associados

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou chamada pública para apoiar projetos voltados às doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde. Inscrições abertas até 18 de setembro. Inscreva-se.

 

Formação em doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou chamada pública para apoiar projetos que integrem atividades de pesquisa, extensão e formação de gestores e profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) para organização e qualificação do cuidado às pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis- DCNT. Inscrições abertas até 18 de setembro. Inscreva-se.

 

Tecnologia Assistiva

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP) em parceria com os ministérios da Saúde (MS), da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDFH) abriu edital, com recursos não reembolsáveis, para apoiar projetos na área de Tecnologia Assistiva. O objetivo é promover a independência, autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida de idosos e de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Inscrições abertas até as 17h do dia 18 de setembro. Inscreva-se.

 

SDGs Global Startup Competition

A Organização Mundial do Turismo, destinada a promover e desenvolver o turismo, procura por projetos inovadores escaláveis que possam aumentar a contribuição deste setor no desenvolvimento sustentável. Inscrições abertas até 20 de setembro. Inscreva-se.

 

Vector AG

A Andrade Gutierrez lançou programa de inovação aberta com 5 desafios para encontrar startups que tenham soluções inovadoras para as obras e áreas corporativas da empresa de engenharia e construção. Os escolhidos poderão realizar pilotos em escala real e ainda ter a oportunidade de receber investimento. Inscrições abertas até 20 de setembro. Inscreva-se.

 

FUNDEP

FUNDEP, uma das instituições que coordena o Programa Rota 2030, lançou as chamadas públicas Linha IV Ferramentaria Brasileira Mais Competitivas. As três chamadas são direcionadas para projetos de ICT a fim de apoiar grupos de pesquisa e a cadeia automotiva. Inscrições abertas até 21 de setembroInscreva-se.

 

7ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está mobilizando estudantes universitários de todo o Brasil para participar da 7ª OEU. O objetivo é disseminar a cultura empreendedora e social na comunidade acadêmica. Os prêmios são em dinheiro. Inscrições abertas até 22 de setembro. Inscreva-se.

 

EUGENIO Challenge Hub

O programa de inovação lançou um hackaton, em parceria com a Natura, buscando soluções que possam auxiliar nas vendas das lojas físicas após a COVID-19. A equipe vencedora será premiada com R$ 20 mil. Inscrições abertas até 24 de setembro. Inscreva-se.

 

Facebook Accelerator: Commerce

O Facebook está em busca de startups para o seu programa de aceleração online. Procuram por soluções para controle de inventário, descoberta de produtos personalizados e gestão da jornada de compra. As empresas selecionadas terão acesso a treinamentos, mentorias e ainda a chance de desenvolver uma prova de conceito. Inscrições abertas até 25 de setembro. Inscreva-se.

 

Atlantic Connection 2020

O evento, realizado para fomentar o ecossistema de negócios entre Brasil e Portugal, apresentará o atual cenário e as perspectivas para o futuro de quem deseja expandir sua atuação para a Europa. Haverá ainda um demoday que proporcionará a oportunidade para 3 startups participarem do comitê de investimento da COREangels Atlantic. Será realizado no dia 26 de setembro. Inscrições abertas. Inscreva-se.

 

Agro 4.0

Este programa, lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), visa estimular e fomentar o uso de tecnologias 4.0 no agronegócio. O 1º Edital do Programa irá selecionar, premiar e acompanhar a implantação de 14 projetos pilotos de adoção e de difusão de tecnologias 4.0 no agronegócio, focados em aumento de eficiência, de produtividade e redução de custos. Inscrições abertas até 26 de setembro. Inscreva-se.

 

CEPI

A CEPI, aliança global contra epidemias, disponibilizou financiamento para acelerar o desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes no combate ao Coronavírus que possam atender em grande escala todo o mundo. Inscrições abertas até 28 de setembro. Inscreva-se.

 

Trabalhos da Conferência Anprotec 2020

A Anprotec abriu chamada para receber trabalhos com o tema “Ambientes de Inovação 4.0 - Desafios e Oportunidades na Nova Dinâmica Global”. Os selecionados ganharão créditos de até R$ 2 mil para cursos e eventos promovidos pela Anprotec. Inscrições abertas até 28 de setembro. Inscreva-se.

 

Grand Challenges Explorations

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) e a Fundação Bill & Melinda Gates (FBMG) lançaram chamada pública para apoiar projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, na área de ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e saúde da criança no Brasil. Inscrições abertas até 28 de setembro. Inscreva-se.

 

Catálogo da Indústria Espacial Brasileira

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), está recebendo inscrições de empresas nacionais que estejam interessadas em participar da 1ª Edição do Catálogo da Indústria Espacial Brasileira. Inscrições abertas até 28 de setembro. Inscreva-se.

 

Conecta Challenge

A Vale, em parceria com a The Bakery, está procurando por soluções de infraestrutura de conectividade para dentro dos trens e estações, promovendo a capacidade de transformação das populações digitalmente excluídas. Os vencedores poderão ter acesso a mentorias e a possibilidade de testes pagos de pequenas provas de conceito. Inscrições abertas até 30 de setembro. Inscreva-se.

 

Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o IraSME, consórcio que reúne instituições de fomento à inovação do Canadá, Áustria, República Tcheca, Alemanha, Turquia, Rússia, Luxemburgo e Bélgica, estão recebendo propostas de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de startups e pequenas e médias empresas brasileiras. Para confirmar a participação, os interessados devem procurar uma unidade EMBRAPII. Inscrições abertas até 30 de setembro. Saiba mais.

 

Acordo de Cooperação Com a Rede Cornet Para PD&I

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) busca interessados em participar do Acordo de Cooperação Com a Rede Cornet Para PD&I. É necessário montar consórcios com pelo menos três empresas e apresentar projeto que promova a inovação em todo o setor industrial. Inscrições abertas até 30 de setembro. Inscreva-se.

 

Transformação Digital do Setor Produtivo Brasileiro

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) divulgaram edital para estimular a inovação na cadeia de autopeças. A iniciativa aposta no processo de digitalização do setor, ao investir em quatro projetos de parceria, cada um deles entre uma empresa-âncora e um de seus fornecedores. Inscrições abertas até 30 de setembro. Inscreva-se.

 

Parceiros Operacionais Descentralizados

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP) está com carta convite aberta para selecionar propostas de Parceiros Operacionais Descentralizados para o estímulo, orientação e promoção da criação de empresas de base tecnológica inovadoras e de alto crescimento em todo Brasil. Inscrições abertas até 1 de outubro. Inscreva-se.

 

Next Generation Internet

nlnet Foundation lançou uma nova chamada em busca de projetos para criar uma internet aberta, confiável, confidencial, íntegra e segura para todos. Serão concedidos 5,6 milhões de euros em subsídios de P&D. Inscrições abertas até 1 de outubro. Inscreva-se.

 

SOS Equipamentos

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP) abriu chamada pública para realizar manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e de grande porte cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Inscrições abertas até 2 de outubro. Inscreva-se.

 

Challenge Like a Player

O Arena Hub e o Sebrae buscam por soluções inovadoras e tecnológicas que possam resolver dores encontradas na indústria do esporte e entretenimento, com o intuito de potencialização do segmento e geração de novos negócios. Inscrições abertas até 3 de outubro. Inscreva-se.

 

Olimpíadas Científicas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançaram chamada pública para apoiar Olimpíadas Científicas como instrumento de popularização da ciência e melhoria dos ensinos fundamental e médio, identificando jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas e docente. Inscrições abertas até 5 de outubro. Inscreva-se.

 

HackNit 2020

O HackNit é a Maratona Tecnológica de Niterói que tem como objetivo a prospecção de soluções inovadoras para problemas da cidade. Em sua terceira edição, o evento é uma oportunidade para o cidadão pode atuar junto com a Administração Pública, pensando em uma cidade mais inovadora, justa e sustentável. O primeiro lugar ganhará R$ 25 mil. Inscrições abertas até as 18h do dia 9 de outubro. Inscreva-se.

 

Belmont Forum Collaborative Research Action 2020

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Future Earth, irá financiar pesquisas colaborativas de até 2 anos que busquem abordagens qualitativas e quantitativas para desenvolver caminhos de transformação baseados no Sistema Terra, visando o desenvolvimento sustentável. Inscrições abertas até 9 de outubro. Inscreva-se.

 

Chamada de Propostas para o Programa PIPE - 4º Ciclo de Análise de 2020

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) lançou a quarta chamada de propostas de 2020 do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a empresas de pequeno porte com unidade de pesquisa e desenvolvimento no Estado de São Paulo. Inscrições abertas até 19 de outubro. Inscreva-se.

 

São Paulo Elevator Pitch

Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) em parceria com a SP Negócios e a Prefeitura Municipal de São Paulo está promovendo a São Paulo Elevator Pitch. Serão selecionadas até 50 startups para realizarem pitch para jurados brasileiros e canadenses. Os vencedores participarão de um programa de imersão no ecossistema Canadense. Inscrições abertas até 30 de outubro. Inscreva-se.

 

The Spinoff Prize

A Nature Research procura por empresas, criadas envolvendo universidades/institutos de pesquisas e estudantes, que possuam projetos de pesquisa em ciências da vida ou ciências físicas, podendo transformá-los em produtos mercadológicos, impactando positivamente a sociedade. O vencedor ganhará € 30.000. Inscrições abertas até 15 de novembro. Inscreva-se.

 

Chamada Pública - Brasil e Suécia

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a agência de inovação sueca VINNOVA estão com chamada pública aberta para o desenvolvimento em conjunto de projetos de PD&I em qualquer área do conhecimento. Inscrições abertas até 30 de novembro. Inscreva-se

 

Prêmio Alexa de Acessibilidade

A Amazon lançou o desafio para premiar desenvolvedores com skills que contribuam para inserção e bem-estar de pessoas com deficiências intelectuais, visuais ou motoras. Há prêmios para os 10 primeiros colocados. Inscrições abertas até 17 de dezembro. Inscreva-se.

 

Bossa Nova Investimentos

A Bossa Nova, empresa de investimentos em negócios no estágio pré-seed, está selecionando edtechs que tragam soluções escaláveis para combater os problemas do segmento de educação. Inscreva-se.

 

Black Founders Fund

O Black Founders Fund é uma iniciativa do Google for Startups para investir recursos financeiros e proporcionar acesso a uma rede de mentores para startups fundadas e lideradas por empreendedores negros e negras no Brasil. Inscreva-se.

 

Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou uma plataforma para mapear e reunir informações sobre os laboratórios e equipamentos nas universidades e instituições de pesquisa em todo o país. O objetivo é facilitar o acesso e compartilhamento dessa infraestrutura entre pesquisadores e empresas. Saiba mais.

 

Next Floor

A Cyrela, por meio de sua plataforma de inovação, busca startups para construir o futuro do mercado imobiliário e da construção civil. São oferecidos financiamento e estrutura para desenvolvimento e testes de novas soluções. Inscrições abertas. Inscreva-se.

 

Ações empresariais diante da pandemia COVID-19

A Anprotec convida empresas e organizações que se dedicam a atividades de gestão de tecnologia e investem em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a participarem da pesquisa da Altec, com o objetivo de identificar ações empresariais implementadas para enfrentar a pandemia de COVID-19. Saiba mais.
 

Edital para prestação de serviço de consultoria e instrutória

O Sebrae lança edital para o credenciamento de empresas prestadoras de consultorias e instrutores pelo Sistema de Gestão de Fornecedores (SGF). As inscrições estão permanentemente abertas e o novo modelo tornará o processo mais ágil e sustentável. Saiba mais.
 

Inovapex

A Apex-Brasil procura empresas e startups em fase de operação ou tração que tenham soluções inovadoras. A iniciativa irá selecionar ferramentas e soluções tecnológicas para serem utilizadas e divulgadas em ações de promoção envolvendo empresas exportadoras, compradores internacionais e investidores estrangeiros dos principais setores e mercados. Inscrições abertas. Inscreva-se.
 

Supercomputador na luta contra o Coronavírus

O SENAI CIMATEC, por meio do Centro de Supercomputação para Inovação Industrial (CS2I), disponibilizou supercomputadores para pesquisas relacionadas à COVID-19. Podem solicitar o acesso pesquisadores ou startups com base tecnológica que necessitem de recursos computacionais para acelerar seus resultados. Saiba mais.
 

Inova Global

O programa é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) que tem como origem a agenda de “Inserção global via inovação”. O objetivo é auxiliar a indústria brasileira na construção de conhecimento aplicável e na consolidação de parcerias internacionais. Desta forma, o programa promove intercâmbios empresariais de inovação para auxiliar a indústria na aceleração da construção de conhecimento aplicável, bem como na consolidação de parcerias internacionais. Saiba mais.

 

Finep 2030 Empresarial

A Finep lançou o Programa Finep 2030 Empresarial, uma ação conjunta da financiadora com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério da Economia (ME), voltado para o desenvolvimento de projetos inovadores da cadeia do setor automotivo. Estarão disponíveis R$ 90 milhões, em até quatro anos, de recursos não reembolsáveis para empresas de qualquer porte. Inscreva-se.

 

Virtual International Projects

A Campus B, instituição parceira do Parque Tecnológico São José dos Campos, seleciona empresas de engenharia que estejam dispostas em participar do Virtual International Projects. O programa visa conectar empresas com universitários brasileiros e norte-americanos de diversas graduações para trabalhar como consultores e encontrar soluções para as empresas. Inscreva-se.

 

land2land

O land2land é uma plataforma para softlanding, iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex–Brasil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae). As empresas podem realizar gratuitamente o cadastro e fazer parte de uma rede mundial, formada por ambientes de inovação e empresas, que pode ajudar a internacionalizar o negócio ou a encontrar os melhores parceiros para isso. Saiba mais.

 

Bolsista Programa Inova Talentos

A Nestlé, por meio do Programa Inova Talentos, abriu uma vaga para Bolsista Programa Inova Talentos - IEL / Cnpq. O candidato deve possuir mestrado em áreas de tecnologia e experiência em programação. Saiba mais.

 

Startups terão exame de patente mais rápido

As startups poderão solicitar ao INPI, a partir de 30 de julho, que seus pedidos de patente sejam examinados com prioridade. A iniciativa busca ajudar as empresas de base tecnológica a se consolidarem no mercado, uma vez que a patente atesta a originalidade de suas invenções e facilita sua comercialização. Saiba mais.

 

Programa de Crédito Retomada

O Sebrae SP lançou um programa de crédito para MEI, ME e Produtores Rurais do Estado de São Paulo com excelentes condições, como taxas de juros de 0% ou 0,7% ao mês e orientação gratuita, sob medida para desenvolver o negócio. Conheça.

 

P&G Aceleradora Social

A P&G lançou a Aceleradora Social para selecionar projetos que possam colaborar na redução do impacto da COVID-19 em vários setores da sociedade. Os selecionados poderão ser acelerados com aporte de verba, troca de conhecimento ou conexões para unir quem precisa de ajuda com agentes que querem ajudar. Inscreva-se.

 

Twitter

O Twitter disponibilizou uma plataforma para desenvolvedores e pesquisadores estudarem em tempo real o que se fala sobre coronavírus na rede social. Os dados poderão ser utilizados para pesquisar tópicos como a disseminação da doença, divulgação de fake news ou até mesmo gerenciamento de crises. Saiba mais.

 

Microsoft

O Microsoft para Startups, é um programa que visa conectar empresas a startups. Destaca-se o programa Empreendedorismo Social Global e Direção Autônoma, voltado para startups de tecnologia corporativa ou B2B. Saiba mais.

 

Abstartups

A Abstartups está com três desafios disponíveis para startups que ofereçam soluções para as áreas de saúde mental, comprovante, cadeia de fornecimento e entre outros. Saiba mais.

 

CSN Inova

A CSN criou o fundo CSN Inova para investir em companhias que promovam tecnologia de impacto em larga escala, soluções que possuam sinergia com as operações do grupo e que sejam inovadoras. O fundo CSN Inova Ventures tem R$ 30 milhões para investir em startups ao longo de três anos. Além de energia renovável, busca inovações em novos materiais, tecnologias disruptivas, sustentabilidade, economia circular e health tech. Saiba mais.

 

Programa Empreenda Rápido

Para auxiliar os empreendedores formais e informais a atravessarem a crise, o Governo de São Paulo disponibilizou uma linha de microcrédito com condições especiais. Foram anunciados R$ 50 milhões subsidiados em parceria com o Sebrae-SP. São R$ 15 milhões disponibilizados a juro zero. O empreendedor pode solicitar linha de crédito de até R$ 15 mil, com até 24 meses para pagamento e carência de um a três meses. O restante do valor anunciado, R$ 35 milhões, serão para empréstimos com juros de 0,35% ao mês. Saiba mais.

 

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos