A pandemia de Covid-19 afeta diretamente empresas com projetos no exterior. É o caso da Avionics Services, que tem projetos de modificação de aeronaves no Chile, na Colômbia e em Honduras.
A Avionics desenvolve equipamentos aviônicos e é associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, gerido pelo Parque Tecnológico. Em 2019, assinou contrato com a Marinha do Chile para modernização completa da cabine de aviônicos das aeronaves Pilatus PC-7 Turbo Trainer. A Avionics Services projetará, instalará e certificará a nova geração de sistemas aviônicos nas aeronaves e, com isso, aumentará o ciclo de vida da frota PC-7.
Os serviços já estavam em desenvolvimento na Base Aeronaval de Concón quando surgiram diversas dificuldades: a alta do dólar, que quase inviabilizou a continuidade do projeto, e a pandemia que se instalou em todo o mundo e gerou ações dos governos, como redução de operações logísticas e restrição de voos e viagens internacionais.
Com o fechamento das fronteiras, a equipe brasileira não pode voltar ao Brasil. Mas seguiu no Chile, trabalhando no projeto e, claro, seguindo todas as orientações para prevenir riscos diante da doença.
“Tudo isso está impactando no projeto, mas, com a compreensão do cliente e dos funcionários, estamos contornando a situação e conseguimos finalizar o primeiro avião. Agora entramos na fase de testes em solo e em voo”, conta João Vernini Filho, diretor de vendas e marketing da empresa.
Com a entrega, a equipe partirá para a modificação da segunda aeronave. “ A orientação do nosso CEO é para manter as atividades, para mantermos os empregos, até porque não podemos trabalhar nos aviões de casa, então continuamos enquanto o cliente permitir”, diz.
A previsão é a de que toda a frota chilena esteja modernizada no início de 2021. Já os projetos da Colômbia estão parados. “O país não permitiu que déssemos continuidade, mas nossa equipe está lá, porque não conseguiu voltar para o Brasil. Em Honduras seguimos em um ritmo mais lento”, diz Vernini Filho.