Notícia

PqTec lança Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética (EMI/EMC)

PqTec lança Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética (EMI/EMC)

O Parque Tecnológico São José dos Campos fará o lançamento do Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética (EMI/EMC) no dia 19 de fevereiro, às 8h30, e convida as empresas para conhecer sua infraestrutura. As inscrições para o evento são limitadas e podem ser feitas neste link

O Laboratório foi criado para que as empresas das mais diversas áreas, como defesa, aeronáutica, automotiva, industrial, médica e de tecnologia da informação e comunicação, possam testar seus projetos e/ou produtos na fase de desenvolvimento.

A estrutura conta com uma câmara semianecoica blindada de até 40 GHz, sala de amplificadores, sala de controle e equipamentos para ensaios de emissão eletromagnética radiada e conduzida.

Diferenciais

Os equipamentos do laboratório são calibrados e possuem rastreabilidade aos laboratórios acreditados e apresentam resultados totalmente confiáveis, de acordo com as normas aplicáveis. “O receiver ESW8 é um dos destaques deste laboratório”, conta Rubiane Oliveira, coordenadora de laboratórios do PqTec. “O equipamento lê os dados em tempo real e fornece informações precisas em cerca de um terço do tempo dos outros equipamentos disponíveis no país”, explica.

O ambiente do laboratório é operado pela LACE, empresa de engenharia especializada em soluções de compatibilidade eletromagnética, que tem uma equipe técnica altamente capacitada para acompanhar todo o processo de desenvolvimento e de testes, além de dar apoio para ajustes necessários durante o processo.

“Com o Laboratório de EMI/EMC do PqTec, podemos oferecer uma infraestrutura de desenvolvimento de hardware eletrônico diferenciada e de excelência”, resume Henrique Lemos de Faria, diretor executivo da LACE.

Com equipamentos de última geração e equipe de apoio para os testes, o cliente economizará tempo e custos com os ensaios, que reflete de igual modo no desenvolvimento do produto.

O Laboratório de EMI/EMC foi equipado por meio de um convênio com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e com contrapartida da Associação Parque Tecnológico São José dos Campos, entidade privada sem fins lucrativos que gere o Parque Tecnológico.

Tire suas dúvidas sobre o tema

O que é Compatibilidade Eletromagnética (EMC)?

Capacidade dos equipamentos funcionarem corretamente no seu ambiente eletromagnético sem provocar interferências entre eles.

O que são Interferências Eletromagnéticas (EMI)?

Acoplamento de energia que causa comportamento indesejado dos equipamentos eletroeletrônicos, devido a fontes de ruído como motores, lâmpadas, aparelhos celulares ou mesmo radiações cósmicas. Por isso, todo produto precisa ser projetado, testado e certificado considerando os efeitos eletromagnéticos. Isso previne problemas em diversas situações, como por exemplo:

  • laptop não interferir no funcionamento do avião;
  • airbag do carro não disparar quando o celular tocar;
  • recebimento de chamadas de celular no automóvel, não causar problemas na eletrônica embarcada do carro;
  • um trem que passa por perto não causar mal funcionamento nos equipamentos de um hospital ou de auxílio a navegação de um aeroporto;
  • o celular não interferir no bisturi elétrico durante uma cirurgia;
  • entre tantas outras situações comuns no dia a dia.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos