Notícia

Nexus, o hub de inovação do PqTec, é selecionado para a 5ª Rodada do Samsung Creative Startups

Nexus, o hub de inovação do PqTec, é selecionado para a 5ª Rodada do Samsung Creative Startups

O Samsung Creative Startups, programa de aceleração de startups da empresa em parceria com a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação, anunciou hoje (14/8),  durante o Innovation Summit Brasil, as incubadoras e a aceleradora pré-selecionadas para a 5ª Rodada do programa. O Nexus, hub de inovação do Parque Tecnológico, está entre elas. São 17 incubadoras e uma aceleradora pré-selecionadas de todo o Brasil. Na ocasião, também foi lançada a chamada para as startups da 5ª edição.

A chamada tem por objetivo selecionar até 20 empreendimentos, sendo 10 especificamente da região Norte do país. Os projetos sinérgicos aos setores de interesse do programa receberão aporte financeiro de até R$ 200 mil livres de equity, além de treinamentos, assessoria, mentoria, suporte às atividades de pesquisa & desenvolvimento e inovação. As atividades de apoio terão duração de até nove meses. 

O edital da chamada pode ser acessado neste link.

Ao final da rodada, o Samsung Creative Startups ainda pode indicar startups para um programa de intercâmbio na Coreia do Sul. “Os empreendimentos selecionados podem ter a oportunidade de apresentar o trabalho para uma banca internacional, além de fazer networking e trocar conhecimento com outra cultura”, conta Paulo Quirino, coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

O programa já selecionou 45 startups desde a primeira edição. O Nexus já recebeu as empresas Treevia e Imersão Visual. Atualmente, acelera a Fofuuu, startup que desenvolve aplicativos para tratamento fonoaudiológico. 

Os projetos selecionados passam por uma imersão interna com mentorias, treinamentos, equipamentos e, se aprovados, financiamento.

 

Sobre o Innovation Summit Brasil

Em sua primeira edição, o Innovation Summit Brasil 2019, reuniu 2.000 pessoas de 12 a 14 de agosto para debater sobre “Ecossistemas de Inovação: criativos, conectados e competitivos”. O diretor de novos negócios do PqTec, Elso Alberti Jr, moderou o painel "A Sustentabilidade dos Ambientes de Inovação" no workshop "O Futuro dos Ambientes de Inovação", durante o primeiro dia do evento.

Outros gestores do Parque Tecnológico também estiveram presentes e participaram das discussões.

O principal objetivo do evento foi formular proposições para apoiar e estimular o investimento em empreendedorismo inovador no país. Por isso, reuniu diferentes agentes para definição de ações voltadas ao fortalecimento da capacidade de inovação, da competitividade da economia do país, dos ambientes promotores de inovação, da pesquisa científica, da interação entre instituições de pesquisas e empresas, da atração de capital, da cultura empreendedora, e da geração de emprego e renda.

O Innovation Summit Brasil foi realizado pela Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimentos, composta por instituições como a Associação Brasileira de Startups, a Anprotec, a Anjos do Brasil e a Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras).

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos