Notícia
- Atualizado em 31/01/2019

PqTec sedia workshop sobre o Programa Rota 2030

Evento reuniu empresas do setor automotivo e de base tecnológica e instituições de pesquisa e desenvolvimento para discutir nova lei

PqTec sedia workshop sobre o Programa Rota 2030 Representantes do PqTec, Anfavea e AEA participam de workshop

O Parque Tecnológico São José dos Campos, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) realizaram hoje (14/12) o 1º Workshop Rota 2030 – Projetos e Programas Prioritários.

O evento reuniu 120 pessoas, entre representantes do setor automotivo brasileiro, de empresas ligadas ao setor, de instituições acadêmicas, como a Universidade de São Paulo e a Mackenzie, e também de empresas e instituições vinculadas ao Parque Tecnológico.

“O evento teve o objetivo de entender de que forma o Parque pode contribuir para identificar, coordenar e realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento para o setor automotivo, com a participação das empresas e das instituições acadêmicas vinculadas”, explica Elso Alberti Jr., diretor de novos negócios do PqTec.

Durante o evento, foram identificadas mais de 50 demandas do setor, especialmente para novas técnicas de propulsão (como alternativa ao uso de combustível fóssil) e manufatura avançada. Ao mesmo tempo, foram apresentadas mais de 370 ofertas de 34 instituições, especialmente nas áreas de manufatura avançada, técnicas de propulsão e big data.

“Este foi o primeiro passo para identificarmos demandas do setor e verificar que tipo de oferta as organizações do Parque apresentaram. Agora vamos entender por meio de quais projetos e quais recursos o desenvolvimento das tecnologias poderá ser feito”, diz Alberti Jr.

Para dar continuidade à discussão, um segundo workshop foi agendado para 26 de fevereiro de 2019.

O Programa Rota 2030 é regulado pela Lei nº 13.755/2018, que estabelece a nova política para o setor automotivo e está estruturado em três pilares: condições para a comercialização de novos veículos no Brasil; redução de imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido para empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento e isenção fiscal para aquisição de peças.

A primeira medida da nova política industrial automotiva estabelece que todas as empresas que quiserem comercializar veículos no Brasil, sejam elas fabricantes ou importadoras, terão que firmar compromisso com o país de cumprir metas de eficiência energética e segurança veicular.

A lei pode ser acessada na íntegra neste link.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos