Notícia

Startup do Nexus participa de programa de imersão nos EUA

IMedical foi selecionada para o Hub55 Startup Dive USA

Startup do Nexus participa de programa de imersão nos EUA Empresas selecionadas participam de reunião de kick off do programa com representantes do PqTec e do Hub55

Duas empresas brasileiras foram selecionadas para o Programa Hub55 Startup Dive USA, programa de imersão para startups que acontecerá nos Estados Unidos no início de 2019 e é uma excelente oportunidade para tirar do papel o plano de internacionalizar a operação. As startups ganharão subsídios de até 65% para participar do programa e foram escolhidas por meio de uma seleção aberta.

Uma delas é a IMedical, empresa incubada no Nexus – hub de inovação do Parque Tecnológico. A startup atua como um PMO (escritório de gerenciamento de projetos na sigla em inglês) para indústria e prestadores de serviços da área médica.

“Tínhamos o ano de 2020 como meta para internacionalizar nossa empresa e, felizmente, antecipamos. A expectativa é alta e acredito que certamente voltarei dos EUA como novos negócios encaminhados”, diz Márcio Serpa, CEO da IMedical. “Buscamos parceria com algum player norte-americano para desenvolver nosso projeto nos EUA, pode ser uma instituição do governo, uma universidade, um centro de tecnologia ou um investidor. Acredito o programa desenvolvido pelo Parque Tecnológico e pelo Hub55 será fundamental para encontrar o melhor parceiro”, afirma.  

A outra startup selecionada é a Shopper UM, empresa que utiliza novas tecnologias para acelerar a transformação do varejo, entregando soluções e vantagens competitivas para o crescimento dos negócios. A proposta da Shopper UM visa democratizar o acesso à tecnologia da realidade aumentada e virtual para todos.

Ambas as startups terão acesso aos mais variados aspectos do mercado americano, como a cultura de negócio, o networking, palestras, acesso a investidores, ecossistema de inovação e mentorias.

“Nossa ideia sempre foi ir além de uma missão internacional exploratória. O Startup Dive foi criado para estimular o processo de expansão das startups, que, por meio da vivência e experimentação real no mercado americano ao longos dos três meses, conseguirão desenvolver sua capacidade de operar e competir lá fora e trazer também inovações ao seu negócio no Brasil”, explica Adriane Ferreira, coordenadora do Programa HUB55 Startup Dive USA.

Mentorias de preparação

O Nexus é parceiro do programa e oferece mentoria pré-imersão para as duas empresas selecionadas. Entre os temas que serão trabalhados nas próximas semanas, estão gestão de projetos, viabilidade econômico-financeira e de mercado, gestão de qualidade, contabilidade, comércio exterior, auditorias e gestão organizacional (comunicação e marketing, RH, processos etc.). O Nexus também vai auxiliar os participantes do programa no desenvolvimento de pitchs adequados ao mercado norte-americano.

 “Vamos preparar os representantes das startups para que cheguem aos EUA prontos para realizar negócios”, diz Alexandre Barros, gestor de empreendedorismo do PqTec.

O Startup Dive ajudará as empresas a desenvolver a capacidade de operar globalmente, de estruturar processos mais enxutos e eficientes, estabelecer rede e contatos no mercado dos Estados Unidos e adequar a operação ao mercado internacional. O programa acontece entre 21 de janeiro e 14 de abril de 2019 na cidade de New Haven, em Connecticut (EUA). Durante os três meses, em 160 horas de atividades, os participantes estarão imersos e sendo expostos aos diferentes aspectos do mercado.

O Startup Dive USA é realizado pela plataforma de internacionalização Hub55, com apoio do Nexus, da ABStartups e do escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos