Notícia
- Atualizado em 04/09/2018

Empreendedorismo na veia: São José recebe 4ª edição do Startup Weekend

Parque Tecnológico sedia evento mundial de incentivo à inovação

Empreendedorismo na veia: São José recebe 4ª edição do Startup Weekend Participantes da edição de 2018 do Startup Weekend São José dos Campos

O Parque Tecnológico São José dos Campos sediou mais uma edição do Startup Weekend SJC, que ocorreu de 24 a 26 de agosto. É um dos principais eventos de incentivo ao empreendedorismo do mundo e ocorre em mais de 150 países.

Nesta edição, o evento contou com 120 “startupers” (como os participantes são chamados) de diversas áreas. O público foi formado por estudantes e profissionais das áreas de indústria, negócios, design, desenvolvimento de software e desenvolvimento de hardware, que trabalharam juntos para gerar novas startups de alto impacto.

Durante 54 horas, os participantes foram incentivados a empreender desenvolvendo um projeto próprio em grupos de cinco a dez pessoas. “Em São José, os membros das equipes têm perfil forte de indústria. São pessoas com alto potencial, com grandes habilidades para criar produtos tecnológicos de excelente qualidade, mas que precisam desenvolver mais as competências de negócios”, analisa Ana Leticia Rico,  analista de relações empresariais do PqTec.

Os projetos desenvolvidos durante o evento apresentaram soluções totalmente digitais, de marketplaces a serviços para fintechs, e também ideias focadas em hardware, como um projeto para transformar materiais plásticos descartáveis em filamentos para impressoras 3D.

“O Startup Weekend SJC reuniu diversas pessoas experientes, estudantes, empresários e representantes de instituições, trazendo visibilidade para o Parque Tecnológico e aumentando sinergia e networking entre todos os atores de nosso ecossistema”, afirma Rico.

Ao final do evento, foram selecionados três grandes finalistas. As equipes foram escolhidas por mostrar grande empatia para entender a dor do cliente e saber executar o valor que propôs ao público alvo. Segundo os participantes, é preciso ter respeito aos colegas, aceitar a ajuda dos mentores e demonstrar resiliência e inteligência emocional para chegar aos melhores resultados.  

Na avaliação dos mentores, os participantes desta edição estavam mais bem preparados e mais antenados com as demandas do mercado. “Isso mostra que esse tipo de evento está contribuindo de forma positiva para o ecossistema de empreendedorismo do Vale, uma vez que os empreendedores propõem soluções para problemas mais relevantes e as validações durante o fim de semana estão sendo executadas de maneira muito mais assertiva”, avalia Michel Zreik, fundador da Lá Vem Bebê e um dos mentores.

Os três projetos escolhidos ganham seis meses de estadia no Nexus Labs, espaço de coworking do Nexus - hub de inovação do Parque Tecnológico. Durante esse período, passarão por mentorias com diversos profissionais, empreendedores e investidores, para que estruturem o modelo de negócios do projeto. Também ganharam o curso de  Gestão Ágil de Projetos com SCRUM, ministrado pela Designa. A ideia é que as propostas se tornem startups de sucesso. 

O Startup Weekend é uma iniciativa mundial, realizada em São José com o trabalho voluntário de profissionais e empreendedores de importantes instituições de todo o Vale do Paraíba. Contou com patrocínio das empresas Quero Educação, Guichê Virtual, Designa, Lá Vem Bebê, Smart & Care, Allgoo, Domiguez Advogados, Solucx, Seal Telecom, Instituto de Oncologia do Vale, entre outras instituições apoiadoras.

Conheça os vencedores desta edição:

1º lugar – Granjeio

Um aplicativo que visa eliminar as barreiras que existem para quem quer consumir alimentos orgânicos, conectando diretamente os clientes com os produtores, facilitando a entrega,  praticando um preço justo e construindo uma relação de confiança entre quem produz e quem come.

“Foi um fim de semana de muito aprendizado, conhecer pessoas fora da curva e criar alguma coisa do zero é indescritível. Até sexta à noite, éramos apenas sete desconhecidos e tínhamos duas coisas em comum, muita vontade de aprender e acreditávamos na mesma ideia. Hoje, somos sócios de uma startup”, diz Luccas Paroni Silva, 20, estudante de engenharia da computação e responsável pelo projeto vencedor.

 

2º lugar - Máquina de lavar

Uma plataforma em formato de economia colaborativa que conecta usuários com a necessidade de ter suas roupas lavadas por terceiros a pessoas que têm a necessidade de aumentar sua renda por meio da execução desse tipo de serviço.

“Avaliamos a viabilidade do projeto por meio de entrevistas com usuários e percebemos um enorme interesse de ambas as partes. Posso dizer que cada dificuldade e cada aprendizado me tornaram outra pessoa após este SW. Desejo muito devolver tudo isso ao ecossistema o quanto antes”, empolga-se José Otávio dos Santos, designer UX/UI, responsável pelo projeto.

 

3º lugar – Meu amigo Aut

Um urso de pelúcia conectado a um aplicativo para tablet e smartphones, para ser usado por crianças autistas não verbais. O aplicativo estimula o desenvolvimento e a comunicação da criança, usando o brinquedo como uma interface que facilita o processo.

“O Startup Weekend foi a melhor experiência profissional pela qual passei. Usei minha experiência pessoal para desenvolver a proposta, porque meu filho é autista não verbal. Quero muito desenvolver o projeto porque sei que pode mudar esse mundo azul, tanto dos cuidadores quanto das crianças”, conta Paulo Eduardo de Oliveira, operador de produção e estudante de Manufatura Avançada, responsável pela proposta.

 

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos