Notícia
- Atualizado em 20/08/2018

Nexus Summit coloca o Parahyba Valley no mapa do empreendorismo do Brasil

Evento reúne grandes líderes de startups para promover aprendizado e troca de experiência na segunda cidade mais inovadora do Brasil

Nexus Summit coloca o Parahyba Valley no mapa do empreendorismo do Brasil Empreendedores participam de processo seletivo para o Nexus, o hub de inovação do PqTec

O Nexus Summit é um evento criado para reunir o ecossistema de startups do Brasil no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. A iniciativa é da comunidade de empreendedores da região, considerada um polo de desenvolvimento de novas ideias e tecnologias, que atrai cada vez mais investidores, empreendedores, profissionais e serviços.
O Nexus – hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos – traz para este encontro sua experiência de sete anos de acompanhamento de startups, desde a concepção da ideia até a consolidação das empresas. A Prefeitura de São José dos Campos também apoia o evento.
A primeira edição do Summit ocorre nos dias 23 e 24 de agosto, no Parque Tecnológico São José dos Campos, considerado o maior complexo de inovação e empreendedorismo do Brasil. A localização é estratégica: o parque está a 70 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a 90 km de São Paulo e a 300 km do Rio de Janeiro.

O que você verá no Nexus Summit?

Serão dois dias de completa imersão no universo de startups e empreendedorismo, sempre em busca de troca de experiências.
O primeiro dia será focado nas trocas de experiência entre empreendedores. Grandes líderes de startups do Brasil e do Parahyba valley vão compartilhar suas trajetórias e trazer insights essenciais para quem busca crescimento e sucesso. Já fazem parte do line-up Romero Rodrigues, co-founder do Buscapé e da RedPoint eventures; Florian Hagenbuch, CEO da Printi e Gabryella Correia, CEO da Lady Driver. Os pratas da casa também contam suas histórias, fundadas aqui na região: Marcos Arruda, CEO da Moneto, e Bernardo de Pádua, CEO da Quero Educação, Alexandre Viola, CEO da Justto e Tiago Serrano, CEO da SoluCX.


O segundo dia será dedicado a responder à pergunta: Como conseguir investimento para a minha startup? As palestras mostrarão como conquistar investidores-anjo e como funciona a cabeça de um investidor, entre outros temas. Estão confirmados nomes como o de Paulo Mariotto e Marco Poli, da Anjos do Brasil.O segundo dia será dedicado a responder à pergunta: Como conseguir investimento para a minha startup? As palestras mostrarão como conquistar investidores-anjo e como funciona a cabeça de um investidor, entre outros temas. Estão confirmados nomes como o de Paulo Mariotto e Marco Poli, da Anjos do Brasil, e João Kepler, do fundo Bossa Nova.


Haverá também um DEMO DAY, momento em que oito startups terão a oportunidade de fazer um pitch para uma banca de investidores renomados. A startup vencedora poderá receber até R$ 50 mil reais de investimento. A banca é composta por João Kepler, sócio da Bossa Nova Investimentos; Leonardo Gonzalez Soares, associado sênior da Grão Investimentos; Marcelo Almeida, CEO da BRAIN ventures e Consultor Operacional do Fundo PRIMATEC; Marco Poli, fundador da Closed Gap Ventures; Paulo Mariotto, representante da Anjos do Brasil no Vale do Paraíba, e Romero Rodrigues, CEO da Redpoint eventures. 
Além da possibilidade de receber investimentos, o Demo Day é uma grande oportunidade para empreendedores conhecerem investidores de perto. “É uma via de mão dupla, então é importante frisar que é um ótimo momento para a startup apresentar sua ideia a grandes fundos de investimento, assim como para os investidores conhecerem boas propostas”, diz Alexandre Barros, gestor de empreendedorismo e inovação do PqTec.

Conheça o Parahyba Valley

Grandes empresas brasileiras e multinacionais, como Embraer, Johnson e Johnson, GM, Gerdau e a Fibria, têm sede ou filial no Vale do Paraíba e fazem parte de um cenário propício para o crescimento das startups que oferecem tecnologia de ponta e novas soluções para seus processos. Universidades como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Unifesp e Unesp estão na região e oferecem ao mercado profissionais, pesquisa e inovação de alto nível.
Muitas das startups da região são fundadas por especialistas formados nessas instituições, a exemplo do que ocorre no ecossistema do Silicon Valley, nos EUA. Por isso, a região passou a ser chamada de Parahyba Valley, em alusão a Vale do Silício. A região norte-americana é conhecida por seu ecossistema altamente favorável ao desenvolvimento de ideias e projetos e por ser sede de empresas como Google, Facebook e Apple.
Um cenário também encontrado no Vale, que se reflete na qualidade das novas empresas da região. São José dos Campos, a maior cidade da região, é considerada a segunda cidade mais inovadora do país, de acordo com o ranking mais recente da Endeavor. A lista leva em conta aspectos com investimentos na cidade, infraestrutura tecnológica e proporção de mestres e doutores em ciência e tecnologia.
O mesmo levantamento mostra que São José tem a maior taxa brasileira (14%) de trabalhadores na área de ciência e tecnologia.

As vagas são limitadas. Saiba mais e inscreva-se neste link.
 

Startup Weekend São José dos Campos

Na sequência do Nexus Summit, de 26 a 28 de agosto, ocorre também no Parque Tecnológico o Startup Weekend São José dos Campos, outro evento que será organizado pelo Nexus. As vagas para continuar no Startup Weekend SJC são ainda mais restritas. Inscreva-se aqui

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos