Notícia

Sistema Athos ganha nova sede em São José dos Campos

Empresa triplicou faturamento e dobrou número de funcionários no período em que ficou no PqTec

Sistema Athos ganha nova sede em São José dos Campos Fachada da nova sede da Sistema Athos

A brasileira Sistema Athos transfere em agosto sua sede para a região central de São José dos Campos (SP). Depois de passar quatro anos no Parque Tecnológico, a empresa constatou que precisava de mais espaço para funcionários e para receber clientes e se muda para o novo prédio, que tem 2.000 metros quadrados distribuídos em três andares.

A trajetória é a esperada para as empresas residentes no Parque Tecnológico. Os contratos de locação têm prazo de quatro anos, renovável para mais quatro. A ideia é a de que o ambiente do PqTec propicie networking, conhecimento de mercado e oportunidades para formação, a fim de levar a empresa ao amadurecimento e de prepará-la para conquistar o mercado.

“A Sistema Athos deixa o Parque porque teve sucesso e isso nos enche de orgulho, porque sabemos que ela se desenvolveu aqui.  O Parque atua como um facilitador para o crescimento das empresas e o que queremos é exatamente que elas precisem de mais espaço para crescerem ainda mais”, diz Marco Antonio Raupp, diretor-geral do PqTec.

Trajetória

A empresa chegou ao PqTec em 2014, já com cinco anos no mercado.  “Queríamos estar em um ambiente de inovação e cooperação e o Parque deu um impulso enorme na nossa trajetória”, lembra Rodrigo de Motta Freitas, diretor-presidente.

No período em que esteve no Parque, a Athos se estabeleceu no mercado regional como competente desenvolvedora de ferramentas de gestão comercial.  Ainda em 2014, venceu o Prêmio MPE do Sebrae e FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) de Melhor Empresa de Gestão e Competitividade do Estado de São Paulo no segmento de TI. Em 2015, participou do Prêmio de Competitividade para Micros e Pequenas Empresas e representou o Estado de São Paulo na grande final em Brasília.

Os quatro anos no Parque foram marcados por intenso crescimento e pela consolidação da empresa. “O PqTec nos ajudou a consolidar a empresa, a buscar nosso espaço e a aparecer no mercado”, avalia Freitas.

De 2014 a 2018, a Athos triplicou o faturamento e o número de clientes e dobrou o número de funcionários. Hoje a empresa tem mais de 140 colaboradores, 4.000 clientes e 30 mil usuários. Conta com 15 revendas distribuídas no estado de São Paulo, Pará e Amazonas e abriu recentemente a primeira revenda internacional, no Equador.  “Ainda neste ano vamos promover uma expansão bem grande, queremos dobrar o tamanho da empresa e o faturamento até 2020”, conta Freitas. Também está nos planos a abertura de mais 10 revendas em outras regiões do estado de São Paulo.

A Sistema Athos deixa o Parque fisicamente, mas mantém os laços por meio do APL TIC Vale, de quem é associada.  Rodrigo de Motta Freitas é também membro do Conselho do PqTec. "Eu acho que o Parque propicia um networking muito positivo, especialmente com empresas de tecnologia, além das trocas de experiencia. Compartilho da visão do Parque e pretendo continuar próximo", diz.

 

Carreta da gestão

O Parque Tecnológico São José dos Campos e a Sistema Athos desenvolveram juntos o programa Carreta da Gestão e Inovação. O projeto atendeu 1.500 pessoas e lideranças de 11 prefeituras da RM Vale, de maio de 2017 a março de 2018. Os 11 municípios receberam o veículo equipado com uma sala de aula para oferecer cursos gratuitos a jovens, empresários e empreendedores.

O programa surgiu para unir forças e projetos do PqTec e da Sistema Athos. Em 2017, o APL TIC Vale planejava realizar uma caravana da inovação, para que os municípios da RM Vale pudessem conhecer melhor as empresas residentes e as tecnologias desenvolvidas ali. Ao mesmo tempo, a Sistema Athos tirava do papel o projeto da carreta de gestão, que percorreria cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo. A junção dos projetos resultou no programa de sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos