Notícia
- Atualizado em 08/06/2018

Parque Tecnológico inaugura Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental

Centro de pesquisa e desenvolvimento fomenta pesquisa e projetos de inovação na maior bacia hidrográfica da região Sudeste

Parque Tecnológico inaugura Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental O diretor do Parque, Marco Antonio Raupp, assina termo de parceria com o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, e os presidentes da Agevap e do Ceivap

O Parque Tecnológico São José dos Campos inaugura hoje (8) o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental (CDTASA). O Centro é coordenado pelo PqTec e pela AGEVAP (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), com interveniência do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP). O projeto também prevê a participação de instituições de ensino como Unesp, Fatec São José dos Campos e Escola Politécnica da USP. A prefeitura municipal de São José dos Campos é signatária deste centro.

O CDTASA surge da necessidade de fomentar pesquisas, prospectar projetos de inovação e realizar intervenções na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a maior da região Sudeste, que abastece 184 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. São José dos Campos, sede do Parque e do centro, é a maior cidade da bacia.

“Estamos em uma posição privilegiada, precisamos compatibilizar o nosso estilo de vida com a sustentabilidade da bacia, é nosso dever trabalhar nisso”, disse Marco Antonio Raupp, diretor-geral do Parque.

A bacia abrange uma área de 62.000 km2, na qual estão incluídas grandes economias do país: cerca de 23 milhões de pessoas são atendidas pela bacia, incluindo os moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro e de parte da região metropolitana de São Paulo.

“Queremos unir a expertise do setor privado para reverter a lógica atual do gerenciamento de águas do país, onde se gasta mais para mitigar perdas no sistema de distribuição do que para tratar esgoto” , explica André Marques, diretor-presidente da Agevap.

Editais

Nesse cenário, o Parque Tecnológico e a Agevap também lançarão edital em julho para desenvolvimento de três projetos que serão realizados em cidades de até 5.000 habitantes. Dos 184 municípios atendidos pela bacia, 48 têm esse perfil.

As duas instituições vão selecionar empresas para desenvolver os seguintes projetos de intervenção: protótipo de estação modular de tratamento de esgoto; desenvolvimento de sistema de gerenciamento e controle de perdas em sistemas de distribuição de água e estação produtora de água de reúso em estações de tratamento de esgoto.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos