Notícia

PqTec apresenta primeiros resultados do Laboratório Virtual de IoT

Projeto teve patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

PqTec apresenta primeiros resultados do Laboratório Virtual de IoT

O Parque Tecnológico São José dos Campos realizou hoje (18) o Workshop de Entregas do Projeto Laboratório Virtual de IoT – IoT Testbeds – patrocinado pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e desenvolvido pelo Parque durante o ano de 2019.

O evento contou com a participação de 40 representantes das empresas parceiras e das principais empresas da região, com grande interesse em ter acesso às tecnologias desenvolvidas.

O projeto tem a função de estimular a inovação com a adoção de conceitos da indústria 4.0, ressaltando o foco na implantação de quatro tecnologias: montagem customizada, visão computacional e aprendizado de máquina aplicados no controle de qualidade, monitoramento de máquinas e inteligência artificial aplicados na produção e manufatura aditiva.

Para o desenvolvimento do Laboratório Virtual, o Parque envolveu mais de 20 empresas dos setores aeronáutico, de defesa e de tecnologia da informação, entre fornecedoras e usuárias de tecnologias. A iniciativa ainda contemplou a participação de startups das áreas de sensores, visão computacional, inteligência artificial, big data, entre outros.

O PqTec foi responsável por testar e avaliar o uso da Internet das Coisas (IoT) em diversas aplicações da indústria 4.0. Dessa forma, o Parque desenvolveu estudos sobre o monitoramento de máquinas, o desenvolvimento de soluções em cibersegurança e a comunicação máquina a máquina. Essas soluções farão parte de sua "fábrica inovadora", resultado principal do projeto. “Desejamos que Industria 4.0 e IoT façam parte de uma nova vertical de atuação do Parque Tecnológico”, disse Luiz Fernando Carvalho, coordenador do Escritório de Projetos do PqTec.

A Plataforma Aberta de Testes pode ser acessada por startups, empresas de tecnologia da informação e comunicação e indústrias de diversos setores.  Os dados servem para testes para validação de produtos, testes de teorias científicas e novas ideias, testes com dados e desenvolvimento de provas de conceito.

Mais informações com Luiz Fernando Carvalho: luiz.carvalho@pqtec.org.br

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos