História

Mais um fruto da árvore tecnológica de São José dos Campos

O Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) está alinhado com a vocação já comprovada do município em ser um polo avançado de desenvolvimento tecnológico e inovação. As raízes mais profundas do PqTec estão no Centro Técnico de Aeronáutica, criado em 1946. Do CTA advieram o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1950; o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em 1967; e a Embraer, em 1969. 

Genes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1961, também estão no DNA do PqTec. 
O nível de excelência dessas instituições e a articulação delas entre si e com outras empresas e centros de pesquisa possibilitaram o surgimento das indústrias aeronáutica, aeroespacial e de defesa no Brasil.  

Os primeiros estudos sobre a criação de um parque tecnológico em São José dos Campos foram realizados em meados da década de 1990, por ocasião de debates acerca do futuro da cidade e de meios para assegurar qualidade de vida ao município e seus habitantes. A partir de 2002 o movimento ganhou novo e importante impulso com a decisão do governo do Estado de São Paulo de criar o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e incluir São José dos Campos como uma das cinco cidades selecionadas para o programa.

O Parque Tecnológico São José dos Campos foi instituído pelo Decreto Municipal nº 12.367/2006, de autoria do prefeito Eduardo Cury. 
Para abrigar o PqTec, a Prefeitura adquiriu as instalações de uma fábrica recém-desativada de componentes eletrônicos, com cerca de 33 mil m2 de área construída.

Entre 2006 e 2009 o Parque contou com uma estrutura provisória de gestão, sob responsabilidade conjugada da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Prefeitura de São José dos Campos. 

Em 2009, passou a ser gerido pela Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos (APTSJC), qualificada como Organização Social pela Prefeitura Municipal.
O planejamento macro para o PqTec foi organizado em três etapas: estruturação, consolidação e expansão. 

Em 2010, se tornou o primeiro parque credenciado pelo Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. 
Em abril de 2016 o PqTec incorporou o Centro para Inovação e Competitividade do Cone Leste Paulista, que já funcionava nas dependências do Parque. O Cecompi contava com uma incubadora de empresas e administrava dois Arranjos Produtivos Locais: o Cluster Aeroespacial e Defesa, e o APL TIC Vale. 

Ao incorporar o Cecompi, o PqTec se tornou o maior complexo de inovação e empreendedorismo do País.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos