Notícia
- Atualizado em 10/09/2020

Cluster Aeroespacial Brasileiro lança segunda fase do Programa de Acreditação NADCAP

Iniciativa visa ajudar empresas associadas a conquistar novos mercados e clientes

Cluster Aeroespacial Brasileiro lança segunda fase do Programa de Acreditação NADCAP Divulgação

O Cluster Aeroespacial Brasileiro, gerido pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, tem atuado ativamente em ações estratégicas para aumentar a competitividade das empresas associadas.

Um dos objetivos prioritários, definido em conjunto com as empresas associadas ao Cluster, foi conquistar o acesso à novos mercados e clientes.

Desta maneira, foi realizada hoje (09) a reunião de lançamento da Fase II do Programa de Acreditação NADCAP. A National Aerospace and Defense Contractors Accreditation Program é uma aprovação de processos exigida pela indústria aeroespacial em todo o mundo, a fim de melhorar a qualidade e reduzir custos de produção, mantendo os níveis de excelência nos setores aeroespacial e de defesa. Grandes clientes da cadeia fornecedora, como Embraer, Boeing e Airbus, exigem o selo para diversos processos.

Nesta nova fase, a consultoria para preparação e qualificação será específica para a commodity Aero Structure Assembly (ASA).

A ação é promovida pelo Parque Tecnológico em parceria com a Apex-Brasil, para aumentar a competitividade internacional do setor aeroespacial brasileiro. Os custos são integralmente subsidiados pela Apex-Brasil e em contrapartida as empresas participantes assumem a responsabilidade de se certificarem até o segundo semestre de 2021.

“A mera decisão de buscar uma acreditação como a NADCAP, de certa forma já começa a colocar a empresa em um nível diferenciado. O ganho que se tem é muito grande, sobretudo quando a empresa começa aplicar a abrangência, a disseminação destas melhorias aos demais processos da empresa, uma espécie de yokoten com o conhecimento adquirido”, afirma Marcelo Moreira, diretor do Grupo Serco.

Fazem parte desta nova fase, 9 empresas, as quais tiveram a oportunidade de conhecer na reunião de lançamento os detalhes, como escopo das atividades, cronograma de execução, papéis, responsabilidades e expectativas.

Os próximos passos do programa são diagnósticos, treinamentos e o acompanhamento da auditoria oficial PRI - Performance Review Institute.

 

O Programa

O Cluster Aeroespacial Brasileiro criou em abril de 2018 o Programa de Acreditação NADCAP, para que as empresas associadas possam receber treinamentos, capacitação e orientação para conquistar a acreditação. A primeira fase do programa foi focada em Processos Químicos, NDT, Compósitos e Selagem, considerando apenas o check-list - AC7135/4.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos