Notícia

Tudo digital: Nexus intensifica agenda durante a pandemia

Hub de inovação do PqTec se adapta e muda formatos dos eventos nos 100 primeiros dias de quarentena

Tudo digital: Nexus intensifica agenda durante a pandemia Créditos: divulgação

A pandemia de Covid-19 impôs restrições para reuniões, encontros de capacitação e eventos de networking em todo o planeta. Por isso, o Nexus - hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos teve de se adaptar rapidamente tanto para manter a agenda de acompanhamento quanto para atender as novas necessidades de empresas e startups, sempre em alto nível.

“A pandemia nos fez buscar novos meios para continuar suportando as empresas e startups, gerando negócios e ações, sem perder o nosso padrão de qualidade”, diz Alexandre Barros, head do Nexus.

A solução foi migrar todas as iniciativas para ferramentas online. Veja as principais ações que foram realizadas pelo Nexus nos cem primeiros dias de quarentena no Estado de São Paulo.

 

Novas startups

O Batch#15 ocorreu de forma totalmente online e recebeu 93 inscrições. Foram escolhidas 20 novas startups, que farão parte do Nexus Lab, Nexus Growth Tech e Nexus Growth Digital. Entre elas, está a vinculo.app, uma plataforma adaptativa e digital que auxilia o profissional da educação no ensino-aprendizagem de crianças com deficiência ou transtorno global de desenvolvimento.

"Decidimos participar do processo seletivo de novas startups do Nexus para ampliar nossa relação, porque entendemos a importância de estar em um ambiente inspirador e inovador, consolidando o nosso propósito de integrar, contribuir e engajar as pessoas por um conhecimento plural e com mais diversidade na educação inclusiva e especial", afirma Rafael Soares Anselmo, fundador da startup.

Outros sete empreendedores entraram no Nexus Lab neste período, para tirar as ideias do papel e transformá-las em startups de sucesso.

 

 

Fundos de investimento

Foram realizadas reuniões de aproximação com a Bossa Nova e o DOMO Invest, principais fundos de investimento da Brasil.

 

Parcerias institucionais

Em busca de fortalecer ainda mais o ecossistema, o Nexus fechou parcerias com cinco hubs de inovação. Arena Hub, maior centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco em esportes e impacto social da América Latina; Cubo Itaú, um dos maiores centros de empreendedorismo tecnológico da América Latina; Distrito, ecossistema de inovação independente; InovaBra, centro criado para promover a inovação dentro e fora do Bradesco, e The Bakery, que possui uma rede global de empreendedorismo.

 

Parcerias estratégicas

Com o objetivo de gerar resultados ainda melhores para empresas e startups, o Nexus tem três novos parceiros para capacitação, consultoria e treinamento: 2um Consultoria e Treinamento, que vai auxiliar no aperfeiçoamento de pitch; Tração.Online para aumento da velocidade no aprendizado e crescimento, e 2Symple, para auxílio na captação de investimentos.

 

Mentorias

O Nexus realizou 96 mentorias com profissionais especializados em diferentes verticais, ajudando as empresas e startups a enfrentarem os desafios com dicas e orientações.

 

Consultorias

Empresas e startups do PqTec fizeram 21 consultorias em diferentes áreas, como jurídica, recursos humanos, gestão de projetos, marcas e patentes e supply chain.

 

Webinars

Para ajudar os empreendedores a superarem os desafios nos negócios impostos pela pandemia, foram realizados três webinars gratuitos em direito trabalhista, tributos e finanças.

 

Workshop Friday

O Workshop Friday é um evento realizado para capacitar as startups residentes do Nexus. Durante a quarentena a agenda permaneceu: todas as sextas-feiras foram abordados assuntos estratégicos como captação de recursos públicos, desenvolvimento de produto, finanças, investimento-anjo, marketing digital e vendas.

 

Pizza de Quinta, Papo de Primeira

Focado na troca de experiências reais, a Pizza de Quinta também foi realizada neste período. A edição online contou com a participação de Diego Pereira, diretor de Operações da Cadê Guincho. E todos puderam comer pizza com desconto em casa, por meio da parceria entre o Nexus e a Pizzaria Quadradonna, de São José dos Campos.

 

TechTalks

O TechTalks é um evento mensal, que reúne desenvolvedores de todas as empresas do PqTec, para falar de um tema desafiador. A programação se manteve de forma online e três edições foram realizadas nesse período, com os temas: Comparação de processos de desenvolvimento de software, Desenvolvimento orientado a testes e Quando usar NoSQL

Os eventos contaram com a participação de Eduardo Sakaue, professor da Fatec São José dos Campos, Mateus Machado da DMCard e Diogo Branquinho da TecSUS.

 

Oportunidades

Desde março, estão sendo divulgadas semanalmente oportunidades de financiamento, incentivo, desafios e aporte para empresas de base tecnológica. Já foram levantadas mais de cem iniciativas e realizados mais de 60 atendimentos para apoio nas inscrições. A Hi! Healthcare Intelligence, startup acelerada pelo Nexus, aproveitou uma das dicas e foi semifinalista no hackton do Grupo CCR Nova Dutra.

 

Participação em webinars

A equipe do Nexus participou ainda de seis webinars para ajudar o ecossistema. Os eventos foram realizados pela ABStartups, Agtech.Rp, Altave, Autaza, jornal O VALE e Trade Machine.

 

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos