Notícia

6 dicas de cibersegurança para evitar ataques

Por Claudio Rosa, CEO da GSW Software LLC, empresa associada ao APL TIC Vale

6 dicas de cibersegurança para evitar ataques Créditos: Pixabay (madartzgraphics)

A cibersegurança é uma área muito importante o que torna muito necessário o seu debate. Este tema é o conjunto de políticas, softwares, hardwares e processos direcionados a manter a privacidade e integridade das informações e sistemas.

Em um ambiente desconhecido como a internet, os invasores, com ataques cada vez mais sofisticados, têm aproveitado as lacunas de segurança para sequestrar ou acessar informações confidenciais, podendo gerar problemas financeiros.

Veja abaixo algumas dicas contra ataques cibernéticos:

 

1 - Sites desconhecidos

Ao acessar sites desconhecidos é possível que o seu computador fique vulnerável à diversos tipos de ataque, como consequência da liberação do uso de cookies ou até mesmo instalações indesejadas. A prevenção é o melhor caminho, certifique-se de que o site é seguro.

 

2 - Instalação de app

Ao instalar um novo app no smartphone, pesquise sobre a idoneidade do desenvolvedor e procure sempre baixar das lojas oficiais (Apple Store ou Google Play por exemplo), evitando assim instalar um app infectado ou malicioso.

 

3 - Navegador

Por mais cômodo e ágil que possa parecer, salvar as senhas no navegador pode gerar um grande problema. Não faça isto, pois a maioria dos navegadores são vulneráveis e podem sofrer com ataques e acessos indesejados. Imagine o que poderia acontecer se alguém tivesse acesso aos seus dados bancários, senhas de e-mail e redes sociais. Atualmente existem aplicativos seguros, criados especialmente para guardar senhas. Pesquise e escolha o seu.

 

4 - Backup

Se por algum motivo você perder os dados do seu computador ou smartphone, o backup regular pode ajudá-lo. Com esta técnica, os dados são copiados automaticamente, seja na nuvem ou em outro ambiente físico, garantindo que você consiga acessá-los rapidamente.

 

5 - Antivírus

As ferramentas de antivírus são a primeira e principal barreira contra as invasões. Lembre-se que os invasores buscam por vulnerabilidades para invadir seu computador ou smartphone para “roubar” seus dados, por isso é fundamental manter o software antivírus também atualizado. Desta maneira você será alertado quando alguma ação desconhecida for executada, diminuindo assim os riscos.

 

6 - Assinatura digital

Com a assinatura digital os documentos eletrônicos são criptografados para associar o documento assinado ao usuário, garantindo segurança e integridade dos dados. É como o famoso “reconhecimento de firma” em cartórios, mas neste caso para os documentos eletrônicos. Importante salientar que assinatura digital e assinatura eletrônica são itens diferentes.

 

A cibersegurança pode parecer algo muito distante, mas está presente na nosso dia a dia. Fique atento!

 

Mais informações

gswsoftware.com

contato@gsw.com.br

(12) 2139-1750

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos