Notícia
- Atualizado em 29/04/2020

GeoPixel desenvolve solução para monitorar a Covid-19 em Santo Antônio do Pinhal

Plataforma de geointeligência auxilia prefeitura a mapear os casos suspeitos e confirmados da doença

GeoPixel desenvolve solução para monitorar a Covid-19 em Santo Antônio do Pinhal Créditos: divulgação

A GeoPixel, empresa residente no PqTec e associada ao APL TIC Vale, desenvolveu uma solução de geointeligência para a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Pinhal monitorar e atuar contra os possíveis casos de Covid-19.

"O APL TIC Vale realizou a aproximação da empresa associada GeoPixel com o município e esta solução é mais uma iniciativa que vem para empoderar a população, tornando-a protagonista na luta contra o coronavírus.", diz Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC Vale

Lançada em meados de abril, a Mapeia COVID-19 é uma plataforma online, onde os moradores da cidade se cadastram gratuita e voluntariamente, fornecendo informações como idade, doenças preexistentes, sintomas relacionados à doença, viagens realizadas nos últimos 14 dias.

Ao finalizar o cadastro, a localização é automaticamente identificada por sinal de GPS e plotada num mapa do município, permitindo que as autoridades possam identificar o grau de gravidade e risco de contaminação de cada cidadão.

Além disto, a ferramenta possibilita o cruzamento dos dados cadastrados, proporcionando a visualização rápida e precisa de informações estratégicas por parte dos gestores. É possível saber onde estão localizados casos confirmados, pessoas dos grupos de risco e moradores que apresentam sintomas.

“Um dos principais benefícios da solução é realizar o mapeamento de forma precisa, gerando informações estratégicas para que as autoridades possam nortear as políticas públicas, como priorizar os bairros que devem ser desinfectados primeiro e até mesmo direcionar o fornecimento de mantimentos e apoio para os mais necessitados”, afirma Fernando Leonardi, CEO da GeoPixel.

Para ajudar na coleta dos dados, os moradores podem ser cadastrados no momento de atendimento em unidades de saúde e pela equipe de campo que está acompanhando quem apresenta sintomas da doença.

A plataforma também está sendo utilizada pela cidade vizinha Campos do Jordão e em fase de negociação para ser aplicada em outros municípios do Estado de São Paulo.

A solução também permite também monitorar outras patologias que competem pelo sistema de saúde, como Chikungunya, Zika, Dengue e H1N1.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos