Notícia

APL TIC VALE faz balanço das ações de 2019

Última reunião do ano foi realizada no PqTec

APL TIC VALE faz balanço das ações de 2019

Sem dúvida, o ponto alto do APL TIC VALE em 2019 foi a realização da 6ª RM VALE TI – Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação que ocorreu no Parque Tecnológico de 22 a 24 de outubro e reuniu mais de 4.000 visitantes, 50 palestrantes e 47 expositores, além da maior e mais qualificada rodada de negócios realizada na região.

Mas a programação deste ano foi além, como foi mostrada na quinta e última reunião do grupo, que ocorre no dia 11 de dezembro no Parque Tecnológico. A começar com as 19 empresas que se associaram ao APL ao longo de 2019. Dessa forma, o grupo encerra o ano formado por 79 associados que atuam em quatro áreas de TIC: smart cities, varejo, indústria 4.0 e agronegócio.

“Foi um ano intenso para o setor de TIC, a escassez de mão de obra frente à demanda de serviços foi sem dúvida uma preocupação da cadeia, mas em contrapartida está havendo uma retomada por serviços nos setores públicos e privados”, avalia Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC VALE.

Para estimular o desenvolvimento e a competitividade das empresas, o APL contou com diversas ações. No primeiro semestre, destacam-se iniciativas  focadas em networking e conhecimento de mercado: empresas associadas puderam visitar o Parque Tecnológico de Itaipu e a Smart City Expo Curitiba, ambos no estado do Paraná. A Oficina de Planejamento Participativo traçou metas para o grupo considerando o mercado e a realidade de cada associada.

Em maio, as ações foram focadas em negócios: 39 empresas se reuniram em um evento B2B promovido pelo Parque para conectar empresas residentes, startups e associadas ao APL TIC VALE e ao Cluster Aeroespacial Brasileiro. O APL promoveu no mesmo mês uma rodada de negócios com sete prefeituras, da qual participaram 17 associadas.

Em julho, cinco empresas participaram da Feissecre em um estande do Parque Tecnológico e 13 empresas puderam expor suas soluções na Smart City Business Brazil Congress & Expo em um estande subsidiado de 30 m2 em uma área estratégica da feira.

Pitches

O APL TIC VALE sabe da importância de conectar suas empresas às grandes consumidoras de novas tecnologias. Por isso, ao longo do ano, organizou diversos pitches, para que as associadas pudessem apresentar suas soluções a grandes potenciais clientes.

Em maio, a Nestlé foi convidada para conhecer tecnologias desenvolvidas pelas empresas do APL. Em julho, oito empresas se apresentaram para a Ball Corporation. Já em agosto, foi a vez das associadas se encontrem pessoalmente com representantes da Cebrace e da Unimed. Em setembro, quatro empresas apresentaram soluções de mobilidade para a Viação Jacareí e outras seis associadas se reuniram com a Bayer.

 

Webinars

Pela primeira vez, o APL TIC VALE reuniu especialistas das empresas associadas para tratar de temas de interesse geral por meio de round tables transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do Parque Tecnológico.

Durante os eventos, os participantes puderam tirar dúvidas sobre aquisição de softwares e sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, cujo conteúdo rendeu duas sessões. A divulgação online das mesas redondas favoreceu a participação dos associados que estão fora de São José e também trouxe visibilidade ao APL em todo o país.

2020

O calendário do APL TIC VALE de 2020 já está cheio de atividades voltadas para networking, pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de várias ações de capacitação. “Com a necessidade iminente de automatização da indústria e a digitalização dos processos e serviços, precisamos nos estruturar para suportar a demanda e ofertar qualidade em nível nacional e internacional”, afirma Nunes. “Devemos ter um programa de qualificação em produtividade intensa em 2020 para a cadeia", acrescenta.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos