Notícia
- Atualizado em 17/12/2019

Cluster Aero faz última reunião com associados de 2019

Durante encontro, foi feito balanço sobre as ações do ano e criada agenda geral para 2020

Cluster Aero faz última reunião com associados de 2019

O Cluster Aeroespacial Brasileiro realizou no dia 11 de dezembro a quinta reunião com associados em 2019. Durante o último encontro do ano, que ocorreu no Parque Tecnológico, foram mostradas as principais conquistas do grupo neste ano.

O Cluster Aero teve 17 novos associados em 2019 e encerra o ano com 105 empresas associadas. Dessas empresas, 33 também se associaram ao Projeto Setorial Aerospace Brazil, da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Entre as missões empresariais conduzidas pelo Cluster, destaca-se a exposição na LAAD 2019, feira do setor de defesa e aeroespacial acontecendo no Riocentro, RJ, para a qual seis associadas compartilharam um estande de 22 m2. Em junho, ocorreu a Paris Air Show, considerado o maior evento do setor aeroespacial do mundo. AGS Holding, Akaer, Amtech (Ambra), Avionics, Comutensili, Cruzeiro do Sul Aviação, Delphos, Itakar, M&K Logistics, MacJee, Recominte, Thyssen e Vectra compartilharam um pavilhão de 136 m2, com sala de reunião e serviços de catering para receber clientes e realizar negócios.

Já em outubro, ocorreu uma missão prospectiva para a NCAA Business Aviation Convention & Exhibition, quando foram identificadas oportunidades de negócios para as empresas associadas no mercado norte-americano de aviação executiva.

“O ano de 2019 foi um ano de expectativas para a nossa cadeia produtiva, algumas dúvidas sobre o futuro do setor, mas mesmo assim as empresas não pararam de se modernizar, investiram e se dedicaram para preparar-se para o melhor”, diz Marcelo Nunes, coordenador do Cluster Aero.

Eventos

O Cluster Aeroespacial Brasileiro apoiou diversos eventos do setor, realizados no Parque Tecnológico ao longo do ano. Em 23 de maio, ocorreu o 2º SIAB (Seminário da Indústria Aeroespacial Brasileira), com o tema “Oportunidades na indústria aeroespacial brasileira”, para trazer um panorama da indústria e seus setores.

Em 13 e 14 de junho foi realizado o 1º Simpósio de Promoção de Mecanismos de Fomento para o Desenvolvimento Aeroespacial, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o objetivo aproximar os mecanismos de fomento das empresas aeroespaciais, pesquisadores e atualizar autoridades governamentais sobre as ferramentas disponíveis.

Em julho, o Workshop MRO trouxe os resultados de estudo de mercado, feito pela Aerospace Brazil Certifications sob demanda do Cluster. O workshop exclusivo trouxe dados e insights sobre o segmento de manufatura, reparo e operações.

Em agosto, a Agência Espacial Brasileira realizou no PqTec o 1º Workshop sobre Encomendas Tecnológicas, para difundir conhecimento acerca das encomendas tecnológicas (ETECs), a partir do Novo Marco Legal da Inovação. A Agência também promoveu, ao lado de outras instituições, o 3º Fórum da Indústria Espacial Brasileira, em 19 e 20 de novembro. Durante dois dias, especialistas brasileiros e estrangeiros de órgãos públicos do setor, empresas privadas, startups e instituições de fomento discutiram tendências, ideias e possibilidades de negócios essenciais para o desenvolvimento do setor espacial brasileiro.

Conquistas

Um grande destaque do ano foi o Programa de Acreditação Nadcap, implementado em 2018 e com excelentes resultados também em 2019. Três empresas foram acreditadas e três empresas renovaram a acreditação do ano anterior. “É sem dúvida um marco, é nosso esforço para que as empresas estejam aptas a fornecer para todo o mundo e estamos atingindo o sucesso”, avalia Marcelo Nunes.

Outra grande ação do Cluster foi a intervenção junto à Secretaria Estadual da Fazenda para a isenção de ICMS da cadeia fornecedora aeronáutica.  

O Cluster ainda se tornou parceiro do programa Acelerando o Impacto da Internet das Coisas e está conectando as empresas do setor aeroespacial às instituições envolvidas no processo de seleção e implementação das novas tecnologias. Espera-se que 25 empresas do Estado de São Paulo participem do programa, que é totalmente subsidiado.

2020

O cronograma de atividades do Cluster Aero 2020 é intenso e focado no desenvolvimento de estudos, missões empresariais, encontros de networking, capacitação e treinamento, tudo pensado para que as empresas associadas façam negócios.

Já em janeiro, será divulgado um estudo de mercado/Inteligência comercial com dados da Europa e Estados Unidos dos setores de aviação comercial, aviação geral, aeronaves miliares e sistemas, sistemas aéreos não tripulados e sistemas espaciais e equipamentos. O estudo é parte da estratégia do Projeto Setorial da Apex-Brasil.

“O ano que vem será um ano de mais certezas do que de dúvidas e as empresas estão otimistas com o novo cenário global do setor aeroespacial; com o apoio da Apex , vamos executar diversas ações de acesso a este mercado ", indica Marcelo Nunes.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos