Notícia

PqTec recebe 4º Workshop Rota 2030 - Projetos e Programas Prioritários

Iniciativa mobiliza o setor, identifica demandas e oportunidades e potencializa a participação das empresas da região

PqTec recebe 4º Workshop Rota 2030 - Projetos e Programas Prioritários

A Associação de Engenharia Automotiva (AEA) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em parceria com o Parque Tecnológico São José dos Campos, Centro de Competência em Manufatura do ITA e o Sindipeças, realizaram hoje (25) o 4º workshop para identificar demandas e oportunidades em pesquisa, desenvolvimento e inovação do Programa Rota 2030, voltado ao setor automotivo.

O evento contou com a participação de mais de cem representantes do governo, das associações de classe, das principais indústrias do setor automotivo e de autopeças, além de instituições de ensino e pesquisa.

Este workshop teve como tema central os Projetos e Programas Prioritários (PPPs) previstos pelo Rota 2030.  Durante a manhã, os participantes ficaram a par das atualizações do programa por meio das apresentações das coordenadoras técnicas financeiras sobre os PPPs aprovados (linha de atuação, instituições envolvidas, aportes financeiros, benefícios do programa etc.).

No período da tarde, houve mesas temáticas para discussões e detalhamentos sobre cada um dos seis PPPs, mediadas pelos especialistas das instituições envolvidas.

O Programa Rota 2030 é regulado pela Lei nº 13.755/2018, que estabelece a nova política para o setor automotivo e está estruturado em três pilares: condições para a comercialização de novos veículos no Brasil; redução de imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido para empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento e isenção fiscal para aquisição de peças.

A primeira medida da nova política industrial automotiva estabelece que todas as empresas que quiserem comercializar veículos no Brasil, sejam elas fabricantes ou importadoras, terão que firmar compromisso com o país de cumprir metas de eficiência energética e segurança veicular.

A lei pode ser acessada na íntegra neste link.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos