Notícia

Oportunidades para o setor Aero: Cluster divulga parcerias para desenvolvimento de novas tecnologias

Cluster Aeroespacial Brasileiro é parceiro no programa Acelerando o Impacto da Internet das Coisas – Fábrica Inteligente

Oportunidades para o setor Aero: Cluster divulga parcerias para desenvolvimento de novas tecnologias Associados ao Cluster participam de reunião bimestral

O Cluster Aeroespacial Brasileiro realizou hoje (28/8) sua Reunião Bimestral, na qual apresentou o programa Acelerando o Impacto da Internet das Coisas – Fábrica Inteligente. O programa é coordenado pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com o governo do Estado de São Paulo e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), e visa implantar tecnologias da indústria 4.0 em pequenas e médias empresas, com foco em internet das coisas (IoT). Serão consideradas especialmente empresas do setor automotivo e aeroespacial.

O Cluster é parceiro do projeto e vai conectar as empresas do setor aeroespacial às instituições envolvidas no processo de seleção e implementação das novas tecnologias. Espera-se que 25 empresas do Estado de São Paulo participem do programa, que é totalmente subsidiado.

“Por meio do projeto, serão levados recursos e tecnologias às empresas do Cluster. É mais uma oportunidade que oferecemos às nossas associadas para que passem pelo processo de digitalização industrial”, diz Marcelo Nunes, coordenador do Cluster Aero.

As empresas elegíveis precisam cumprir alguns quesitos: ter planta fabril no Estado de São Paulo, faturamento anual de até R$ 300 milhões e processos baseados no conceito Lean ou Kanban instituídos em ao menos algumas áreas.

No médio prazo, o objetivo é desenvolver políticas públicas para a implantação das novas tecnologias em larga escala.

Na reunião também foi apresentada uma nova iniciativa que visa conectar academia às empresas. O Cluster Aeroespacial Brasileiro vai desenvolver um projeto com o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMai) da USP de São Carlos. A ideia é ter o centro à disposição para que sejam desenvolvidas pesquisas de ponta que possam solucionar problemas reais das empresas associadas.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos