Notícia

Avibras inaugura centro de inovação no Parque Tecnológico

O Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI) vai abrigar pesquisa de produtos e soluções para defesa, espaço e segurança pública

Avibras inaugura centro de inovação no Parque Tecnológico Autoridades cortam faixa de inauguração do EATI

A Avibras Indústria Aeroespacial inaugurou hoje (18/12) o Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI) no Centro Empresarial IV do Parque Tecnológico São José dos Campos. O evento contou com a participação dos diretores e gestores do PqTec, autoridades do governo, representantes de universidades e institutos de pesquisa e empresários.

O EATI foi criado para ser uma espécie de embaixada da empresa para pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e soluções nas áreas de defesa, espaço e segurança pública, em parceria com universidades, centros de pesquisa e empresas de base tecnológica.

No novo espaço, a Avibras vai desenvolver tecnologias estratégicas para novos produtos e negócios, com base em sua experiência e com uso de processos e ferramentas adequados.

“Acreditamos que, em um ecossistema de inovação como o que temos no Parque Tecnológico São José dos Campos, a Avibras pode ter o papel de empresa âncora, levando as inovações criadas com as instituições de ciência e tecnologia e empresas parceiras a novos produtos, com escala industrial e presença global, criando um ciclo virtuoso de inovação não só na região como também em todo o país”, destaca o diretor de engenharia da empresa, Fernando Ranieri.

Por meio do EATI, a Avibras vai identificar instituições de ciência e tecnologia e empresas  de todo o país que possam desenvolver sinergias em linhas de pesquisa de interesse comum; buscar profissionais com conhecimento técnico em tecnologias afins e explorar o conceito tríplice hélice – em que  empresa, academia e governo contribuem para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico do país.

Para Marco Antonio Raupp, diretor geral do PqTec, o encontro entre as duas instituições era muito esperado e deverá render muitos projetos. “Significa o encontro do pioneirismo de tecnologia na região de São José dos Campos, já que a Avibras tem um papel histórico fundamental por aqui, com o futuro da tecnologia, representado pelo Parque Tecnológico. Estamos abertos para desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria”, avalia.

O EATI também prevê atividades como prototipagem rápida, fabricação, montagem e ensaios de provas de conceitos; patrocínio e participação em eventos de integração (workshops, seminários e encontros), promoção de um fórum de inovação permanente com palestras e eventos estruturados; fomento à pesquisa acadêmico-industrial e à produção de conhecimento aplicado por meio de complemento de bolsas de estudo, além da busca por incentivos governamentais e privados: encomendas tecnológicas, subvenções, fomentos e financiamentos.

“Há bastante tempo acredito que a aproximação da Avibras com a cidade se daria por meio do Parque Tecnológico São José dos Campos”, disse na cerimônia Felicio Ramuth, prefeito de São José.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos