Notícia

PqTec participa do 4º Seminário sobre Diplomacia e Inovação Científica e Tecnológica

Evento ocorreu no dia 22 de novembro em Brasília (DF)

PqTec participa do 4º Seminário sobre Diplomacia e Inovação Científica e Tecnológica Rodrigo Mendes modera painel sobre modelos de negócios sustentáveis para parques tecnológicos

Elso Alberti Jr., diretor de novos negócios, e Rodrigo Mendes, coordenador do programa de internacionalização do Parque Tecnológico São José dos Campos, participaram do  4º Seminário sobre Diplomacia e Inovação Científica e Tecnológica, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Confederação Nacional de Serviços (CNS).

O seminário ocorreu no dia 22 de novembro, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre formuladores de políticas públicas e especialistas em ambientes de inovação, além de discutir o funcionamento de redes de parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras do BRICS, conjunto econômico dos países considerados emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O seminário foi aberto pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Em seguida, houve apresentação do diretor administrativo da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), Philippe Scholtès.

Em quatro painéis, foram apresentadas as ações de internacionalização de parques tecnológicos e incubadoras do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de casos de startups brasileiras atuantes nos BRICS. Rodrigo Mendes, do PqTec, moderou o painel “Modelos de negócios sustentáveis para parques científicos e tecnológicos: lições do BRICS”.

“Discutimos as ações que podem ser tomadas pelo parques para que mantenham a sustentabilidade não só financeira como também técnica e de governança, para que os ambientes tenham crescimento sustentável”, explica Mendes.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos