Notícia

Empresas do Parque Tecnológico criam soluções contra a Covid-19

De forma direta ou indireta, as empresas vinculadas ao PqTec combatem o Coronavírus

Empresas do Parque Tecnológico criam soluções contra a Covid-19

Diante do atual cenário causado pela pandemia de COVID-19 e a sensibilização mundial, empresas e startups de base tecnológica buscam adaptar seus processos com o intuito de encontrar soluções para mitigar os impactos causados pelo novo coronavírus.

Preocupado com os reflexos da pandemia, o Parque Tecnológico São José dos Campos, maior complexo de inovação e empreendedorismo do Brasil, tem apoiado e criado iniciativas para combater a COVID-19.
Diversas empresas ligadas ao Pqtec, se sensibilizaram com o atual cenário e estão liderando projetos, disponibilizando suas equipes e infraestruturas para auxiliar e desenvolver ações contra esta doença.

O PqTec mapeou algumas das iniciativas realizadas pelo nosso ecossistema:

3D Tecnologia
A 3D tecnologia, startup graduada e residente no Nexus - Hub de Inovação do PqTec, está produzindo protetores faciais em impressoras 3D e colaborando com diversas iniciativas.
Até o momento foram produzidas 2.054 unidades que foram distribuídas para diversas localidades. Além disso, a empresa está dedicada no desenvolvimento de 200 respiradores autônomos em parceria com a Universidade de Taubaté.

Plantem Tech
A Plantem Tech, startup acelerada no Nexus - Hub de Inovação, está produzindo protetores faciais em impressoras 3D para doar aos profissionais de saúde. As primeiras unidades foram distribuídas para a cidade de Atibaia - SP e região. No total, serão doados 600 protetores faciais.

GeoPixel
A GeoPixel, empresa residente no PqTec e associada ao APL TIC Vale, desenvolveu a “Mapeia COVID-19”, uma solução de geointeligência. A plataforma é online e permite que os moradores da cidade se cadastrem gratuita e voluntariamente, fornecendo informações como idade, doenças preexistentes, sintomas relacionados à doença e viagens realizadas nos últimos 14 dias. Ao finalizar o cadastro, a localização é automaticamente identificada por sinal de GPS e plotada em um mapa do município, possibilitando que as autoridades identifiquem o grau de gravidade e risco de contaminação de cada cidadão.
Além disso, a ferramenta realiza o cruzamento dos dados cadastrados, proporcionando a visualização rápida e precisa de informações estratégicas por parte dos gestores, sendo possível saber onde estão localizados casos confirmados, pessoas dos grupos de risco e moradores que apresentam sintomas.
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Pinhal aderiu a plataforma para monitorar e atuar contra os possíveis casos de COVID-19 na cidade.

Avibras
A Avibras, empresa residente no PqTec, está fabricando máscaras de proteção facial, reutilizáveis e ajustáveis, no modelo Face Shield. Os primeiros lotes foram doados para as Prefeituras de São José dos Campos e Jacareí. A empresa pretende realizar mais doações para outras prefeituras da região.
Outro projeto em paralelo a este, em parceria com a Protec, empresa fornecedora de material hospitalar, é o desenvolvimento conceitual do “Vídeolaringoscópio”. O projeto da Avibras inclui a adaptação do laringoscópio em um videolaringoscópio, onde é adicionado uma câmera com iluminação em led conectada a um tablet com aplicativo desenvolvido pela empresa, permitindo que o médico visualize o procedimento na tela  e mantenha uma distância segura do paciente para evitar uma possível contaminação.

Subiter
A Subiter, startup incubada no Nexus - Hub de Inovação do PqTec, desenvolveu o projeto Lince, uma solução não invasiva para monitorar a temperatura corporal em ambientes com alto fluxo de pessoas. O Lince permite uma triagem rápida em massa, sem necessidade de aproximação ou contato físico para a realizar o diagnóstico.

Innovecare
A Innovecare, startup acelerada no Nexus - Hub de Inovação do PqTec, desenvolveu a solução de teleconsulta, permitindo que as clínicas oncológicas tenham autonomia em realizar consultas de rotina com seus pacientes de maneira remota e totalmente online, evitando uma possível exposição ao vírus. Também foi desenvolvido o aplicativo "Innovecare Paciente", onde pacientes em tratamento de câncer conseguem informar diretamente à sua clínica e ao seu médico os sintomas que estão sentido após passarem por uma sessão de quimioterapia ou radioterapia.

Cemaden
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalado no PqTec, vem desenvolvendo pesquisas e ferramentas tecnológicas para a gestão ao combate a COVID-19. Ao todo são três iniciativas de pesquisas em andamento: informação territorial, mobilidade urbana e vulnerabilidades sociais.
O projeto piloto que está sendo elaborado para a cidade de São José dos Campos (SP), aborda estudos sobre a gestão da informação territorial, dados sociodemográficos, epidemiológicos e um aplicativo/PWA para subsidiar as ações pelos tomadores de decisão e pela sociedade.
Para o município de Niterói (RJ), está sendo desenvolvido uma metodologia de mapeamento participativo online, fundamental para conhecimento de ameaças de vulnerabilidade e conhecer os riscos em uma escala detalhada.
Através dessas informações é possível verificar a logística de doação de cestas básicas, de máscaras de proteção e materiais de higiene.

Resix
A Resix, empresa residente no PqTec, possui dois planos de ações contra a COVID-19, sendo eles a desinfecção dos ônibus com saneantes para a cidade de São Paulo e máscaras faciais com atividade virucida.

Kmaleon
A startup Kmaleon, acelerada no Nexus - Hub de Inovação, em parceria com a E-commerce & Varejo, criaram a ação "Empresa Amiga do Pequeno Empreendedor". O objetivo do movimento é ajudar os pequenos e médios negócios a ter acesso a softwares e tecnologias do mundo digital de forma rápida e por um valor mais acessível neste momento de crise.

Women in 3D Printing Brazil
O Women in 3D Printing Brazil criou o Projeto Hígia para desenvolver modelos de protetores faciais. A iniciativa tem como objetivo doar 3.000 unidades de protetores faciais e foi idealizada por pesquisadoras da área de impressão 3D, oriundas de diferentes localidades, incluindo a docente do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) Maria Elizete Kunkel.

Hubse
A Hubse, empresa associada ao APL TIC VALE, especializada em inteligência de cidades lançou a plataforma "Mapeamento Colaborativo COVID-19". A plataforma permite organizar, compilar e apresentar dados estratégicos na escala intramunicipal, apoiando as prefeituras no planejamento e tomada de decisão.

Onet Sistemas

A Onet Sistemas, empresa associada ao APL TIC VALE, criou uma plataforma online de business intelligence focado em healthcare. A plataforma “Painel COVID” proporciona o gerenciamento e acompanhamento de todo o ciclo dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19, desde a entrada do paciente até a conclusão do caso (recuperação ou óbito).
Além de gerir os dados cadastrais, a ferramenta, já está há 3 semanas em operação no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, disponibilizando em tempo real informações estratégicas para auxiliar gestores municipais e das unidades de saúde a tomarem decisões baseadas em dados.

Datalogix

A Datalogix, empresa associada ao APL TIC VALE, desenvolveu uma solução de telemedicina, uma plataforma para conectar médicos e pacientes, evitando o deslocamento até o hospital.
Ao todo mais de 1.500 atendimentos já foram realizados pelas Prefeituras de Carapicuíba, Guararema e Suzano.

Akaer
A Akaer, empresa associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, desenvolveu uma campânula de proteção para que equipes da área de saúde utilizem durante a intubação em pacientes com suspeita ou infecção confirmada por COVID-19.
O equipamento já está sendo utilizado em dois hospitais de São José dos Campos - SP e o produto pode ser desenvolvido sob encomenda a preço de custo e enviado para todo o Brasil.

Alltec
A Alltec, empresa associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, fabricante de peças em materiais compostos sediada em São José dos Campos (SP), está fabricando aproximadamente 150 protetores faciais por semana. Uma parte da produção foi doada ao Hospital São Francisco de Assis, localizado na cidade de Jacareí (SP) e os outros itens serão repassados às secretarias de saúde dos municípios do Vale do Paraíba.

Altave
A Altave, empresa associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro e residente no PqTec, colocou à disposição suas tecnologias para monitoramento de estruturas críticas e de iluminação para hospitais de campanha. Seus balões de iluminação atendem a hospitais de campanha, que necessitam ser instalados rapidamente e podem ser reaproveitados. Os balões oferecem uma iluminação difusa de 360º, que não ofusca a vista de trabalhadores, têm capacidade de iluminar até 22.500 m² e são alimentados por baterias que duram até 12 horas. A solução de monitoramento aéreo permite a substituição de dois postos de vigilância por um único balão, com redução de custo e aumento de aproximadamente 300km² de área coberta. A empresa também está estudando soluções para medição de temperatura com termômetro de câmera infravermelha para detecção de indivíduos suspeitos de infecção.

Cecil S/A Laminação de Metais
A Cecil S/A Laminação de Metais, empresa associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, voluntariamente está implementando revestimento de cobre antimicrobiano em itens de maior contato em hospitais e centros de saúde. De acordo com a empresa, o cobre tem grande propriedade antimicrobiana e há diversas pesquisas que comprovam a eficiência do material na redução da densidade de contaminação em diversos locais.

Globo Usinagem
A Globo Usinagem, empresa associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, também foi convidada pela Embraer para desenvolver peças que serão utilizadas nos 5.000 respiradores pulmonares, assim como a Liebherr, que colabora com a fabricação de componentes para os respiradores.

Grupo Serco
O Grupo Serco, associado ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, criou uma ação solidária de prevenção no entorno da fábrica em São José dos Campos (SP), realizando a distribuição de álcool em gel para as residências da vizinhança.
 
Aerospace Brazil Certifications
A consultoria Aerospace Brazil Certifications, associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, criou uma hotline gratuita para suporte psicológico de pessoas em quarentena e está divulgando vídeos com especialistas sobre o tema.

Thyssenkrupp Autômata
Uma iniciativa pessoal do CEO da Thyssenkrupp Autômata, associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, é a fabricação de máscaras “face shield”: 5.000 unidades foram entregues na região e mais 100.000 unidades serão enviadas para a cidade de São Paulo.
A montagem dos protetores faciais está sendo realizada na fábrica em Taubaté (SP) e de lá serão enviadas para as secretarias de saúde e hospitais do estado. O projeto envolve outras empresas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Planifer Ferramentaria
A Planifer Ferramentaria, associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, faz parte do grupo de empresas, encabeçado pela Embraer, que estão desenvolvendo ventiladores pulmonares. A expectativa é que sejam fabricados 5.000 aparelhos, que dependem da produção das peças usinadas pelos parceiros. A iniciativa envolve oito empresas do setor aeroespacial da RMVale e de Campinas - quatro delas são associadas ao Cluster.
 

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos