Notícia

PqTec realiza Workshop de Design Sprint em Mobilidade Urbana

Evento visa trazer soluções para deslocamentos na região do Parque

PqTec realiza Workshop de Design Sprint em Mobilidade Urbana

O Parque Tecnológico São José dos Campos está localizado a 20 quilômetros do centro da cidade, às margens da rodovia Presidente Dutra. Por essa razão, questões sobre mobilidade sempre emergem entre os funcionários do Parque e das empresas residentes e alunos e professores das universidades instaladas no local.

A dificuldade de acesso ao núcleo do PqTec é frequentemente apontada como um dos principais gargalos para o desenvolvimento sustentável do local e de todo o seu entorno. Por isso, o PqTec, em parceria com o empreendimento Cidade Tecnológica, começa hoje (4/11) uma série de ações para criar novas possibilidades de transporte e otimizar o deslocamento para a região.

“Necessitamos de uma medida urgente que garanta o ir e vir com flexibilidade, conforto, segurança e custo justo para os funcionários e alunos mas também, de quaisquer interessados em frequentar o ambiente de inovação”, diz Elso Alberti Jr., diretor de novos negócios do PqTec.

Nesta segunda, ocorre no PqTec um Workshop de Design Sprint em Mobilidade Urbana, conduzida por Alessandro Faria, professor de design da Universidade Federal da Bahia e especialista em Inovação, Design Thinking e Gestão de Projetos.

A discussão envolve todas as instituições residentes no PqTec e  também outras empresas que estão localizadas ou atuam na mesma região. Por isso, participam do workshop Embraer, Stefanini, Parker, Fundação Getúlio Vargas, Fatec e Akaer, entre outras empresas residentes do PqTec. Também estão presentes representantes da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, da Viação Jacareí e de outras empresas de ônibus que prestam serviços a empresas do Parque.

"É muito relevante para as empresas e para o PqTec. É uma intensa imersão para o desenvolvimento de um novo modelo de mobilidade”, avalia Décio Segreto Junior, CEO da Panorama Sistemas Integrados. A empresa desenvolve soluções para cidades inteligentes, como o aplicativo AcessoJá, usado pela Prefeitura de São José dos Campos para gerir o transporte de cidadãos com mobilidade reduzida.

O Design Sprint é uma metodologia que surgiu dos conceitos de Design Thinking e consiste em identificar, investigar e validar um problema para criar, desenhar, prototipar e testar uma solução com usuários reais.A partir do Workshop, será gerado um plano de trabalho. Amanhã (5/11), uma comissão vai avaliar e consolidar o projeto, que deve ser implementado no curto prazo.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos