Notícia
- Atualizado em 21/12/2018

PqTec participa de missão na Rússia

Iniciativa do MRE em parceria com a Anprotec leva parques tecnológicos brasileiros ao país

PqTec participa de missão na Rússia Representantes de parques tecnológicos brasileiros na Rússia

O Parque Tecnológico São José dos Campos participou da missão que levou representantes de parques tecnológicos brasileiros à Rússia no início de dezembro. O evento foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e a  embaixada do Brasil em Moscou.

O objetivo da viagem foi aproximar os ecossistemas de inovação brasileiro e russo, fomentando a parceria entre as nações e a troca de experiências entre os parques, promovendo a cooperação e a promoção de tecnologias e empresas de base tecnológica e startups.

A missão contemplou visitas e reuniões com representantes de importantes instituições do país. “Visitamos três parques tecnológicos e duas universidades e nos reunimos com a embaixada do Brasil, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Russo e com Associação Russa de Clusters e Parques Tecnológicos”, conta Rodrigo Mendes, coordenador de internacionalização do Parque Tecnológico São José dos Campos.

De acordo com Mendes, foram muitas as oportunidades mapeadas, principalmente em relação às assinaturas de acordo de cooperação entre os parques para promoção de programas de softlanding e incubação cruzada e de projetos conjuntos de pesquisa nas universidades e institutos de pesquisa.

“Avançamos nas negociações sobre o acordo de cooperação com Skolkovo, que está em fase de assinatura. E iniciamos um diálogo com duas startups russas que têm a  intenção de se instalar no Brasil”, explica Mendes.

Além do Parque Tecnológico  São José dos Campos, a missão também contou com representantes do Porto Digital e do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para superintendente da Anprotec, Sheila Pires, “essa é iniciativa já é um resultado concreto da parceria com os BRICS”.

Em novembro, a Associação participou de um workshop sobre a projeção da iBRICS Network, que pretende ser um mecanismo de diálogo direto, apoio mútuo, projetos conjuntos e intercâmbio das melhores práticas entre parques científicos e tecnológicos, incubadoras e aceleradoras de PMEs baseadas em tecnologia e outras organizações inovadoras dos países do BRICS. Rodrigo Mendes participou do evento como moderador.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos