Notícia

Ministro Marcos Pontes participa da abertura de evento no PqTec

1º Simpósio de Promoção de Mecanismos de Fomento para o Desenvolvimento Aeroespacial ocorre os dias 13 e 14 de junho

Ministro Marcos Pontes participa da abertura de evento no PqTec Marcos Pontes, ministro, e Marco Antonio Raupp, diretor do PqTec, compõem palco na cerimônia de abertura do 1º Simpósio de Promoção de Mecanismos de Fomento para o Desenvolvimento Aeroespacial

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, participou da abertura do 1º Simpósio de Promoção de Mecanismos de Fomento para o Desenvolvimento Aeroespacial, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Parque Tecnológico São José dos Campos, por meio do Cluster Aeroespacial Brasileiro.

Em seguida, o Ministro visitou o centro de operações do Cemaden, instalado no PqTec. 

“São José dos Campos participa da história da ciência e tecnologia do país e eu me sinto participante disso. O Parque Tecnológico é parte disso e tem um modelo que pode e deve ser replicado em outros ambientes. Sabemos que ciência e educação são as ferramentas para reduzir diferenças”, disse o Ministro.

A cerimônia de abertura também contou com a presença do prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, da deputada estadual Letícia Aguiar, e do major-brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida.

“Um evento desse porte é muito importante, pois permite difundir o conhecimento e incentivar o desenvolvimento. Ciência e Tecnologia são dos indicadores mais importantes e o setor aeroespacial é muito relevante”, comentou Almeida.

O Simpósio ocorre nos dias 13 e 14 de junho no hall de eventos do PqTec e terá apresentações de representantes de instituições como BNDES, Finep, Fapesp, Embrapii, Apex-Brasil, ABDI, Anac, IFI, Senai, além de secretarias do MCTIC e do Ministério da Defesa (MD) e de fundos de investimento privados. Empresas de alta tecnologia do setor aeroespacial também marcam presença na programação.

O objetivo do evento é o de aproximar os mecanismos de fomento das empresas aeroespaciais e dos pesquisadores e atualizar autoridades governamentais sobre as ferramentas disponíveis. Por esse motivo, além das apresentações das instituições, foram planejadas mesas redondas para identificação das necessidades dos membros setor aeroespacial.

 “MCTIC e Parque Tecnológico têm como foco aglutinar os principais atores da governança que promovem os investimentos na cadeia aeroespacial, seja para ampliação, modernização ou pesquisa, desenvolvimento e inovação”, explica Marcelo Nunes, coordenador do Cluster Aeroespacial Brasileiro.

Para o dia 13, estão programadas apresentações dos órgãos governamentais e fundos privados e debates entre os palestrantes e os representantes das empresas.

No dia 14, estão previstas rodadas de negócios, por meio das quais as empresas poderão contatar diretamente as instituições governamentais bem como os fundos privados. Simultaneamente, ocorrerão apresentações das empresas para o público presente, de forma a promover uma atualização sobre os produtos, perspectivas, visão de futuro e desafios das empresas do setor.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos