Feiras e missões

Do Brasil para o mundo, com qualidade

Os mercados aeronáutico, espacial e de defesa são internacionais, pela própria natureza de seus produtos e serviços. Assim, projetar as empresas associadas no mercado global é dos objetivos básicos da gestão do Brazilian Aerospace Cluster.

Entre as ações do Cluster visando qualificar as empresas para apresentar produtos e serviços com condições de competição global está a realização de workshops e treinamentos com as principais fabricantes mundiais de aeronaves.

Em convênio com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a gestão do Cluster realiza o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Aeronáutica. As empresas são capacitadas em temas relacionados à gestão empresarial, planejamento e controle da produção, exportação, finanças, inovação, gestão de materiais e logística, além de estudos de planejamento estratégico.

Visando a inserção no mercado internacional, o Cluster leva suas empresas para feiras, missões comerciais e rodadas de negócios, tanto no Brasil como no exterior. Para isso, conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil)

Os eventos preferencias do Cluster são o Paris Air Show, na França, a Farnborough International Air Show, na Inglaterra, e a Feria Internacional del Aire y del Espacio, no Chile. Participa também da LAAD Defence&Security, no Rio de Janeiro, e da EAB Air Show, em Maringá-PR.

Nas missões comerciais no exterior, as empresas do Cluster aprimoram suas estratégias de vendas por meio de visitas a empresas e instituições que possam agregar valor, conhecimento e informações sobre o mercado, e também gerar a possibilidade de parcerias.

As rodadas de negócios reúnem vendedores e compradores em encontros previamente agendados. Em dezembro de 2015 o Cluster participou do Aerospace Meetings Brazil, realizado em São José dos Campos e que reuniu mais de 250 empresas de 20 países.

O Cluster Aeroespacial e Defesa gerido pelo Parque Tecnológico São José dos Campos tem acordos de cooperação com os clusters Netherlands Aerospace Group – NAG (Holanda), Aerospace Industries Association of Canada – AIAC (Canadá), Pôle de Compétitivité Pégase (França), Aerospace Valley (França), Astech (França), Baja California (México) e Pacific Northwest Aerospace Alliance - PNAA (EUA).

Com o objetivo de identificar a maturidade organizacional e exportadora das empresas associadas ao APL Aeroespacial, foi realizado em 2015 o segundo Diagnóstico de Maturidade em Exportação.

A ferramenta de análise permite a identificação dos pontos fortes bem como dos que indicam necessidades de melhoria para as empresas avaliadas. Também auxilia no processo de tomada de decisão e de elaboração de planos de ação em busca de melhor desempenho e maiores vantagens competitivas. 

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos