Nexus logo oficial

O Nexus é um ambiente para conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino, com programas de aceleração e incubação que acompanha startups desde a fase de ideação até escala, e programas que estimulam inovação aberta e conexão entre o ecossistema.

Nexus – hub de Inovação do PIT é CERNE 4!

O hub do Parque é o primeiro do Brasil a passar direto para o nível máximo de maturidade do Cerne da Anprotec.

Clique aqui e saiba mais sobre essa conquista inédita!

Somos uma das 5 melhores incubadoras de negócios do mundo!

O hub de inovação do PIT está entre as cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, de acordo com o World Benchmark Study 2021-2022, realizado pela UBI Global.

Clique aqui e saiba mais sobre essa conquista inédita!

Conheça os programas criados para cada estágio de maturidade do seu negócio

Nexus Lab

Primeiro passo para os empreendedores que querem tirar as ideias do papel

Nexus Growth

Incubação para startups que desenvolvem novas tecnologias e aceleração para as que têm modelos de negócio inovadores

Nexus Scale Up

Voltado para startups em fase de tração e escala

Nexus PD&I

Direcionado às empresas que desejam investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação

Nexus Corp

Conexão entre startups e grandes empresas por meio de inovação aberta

Nexus Base

Estimula a aproximação de fornecedores de serviços às empresas vinculadas ao PIT

Venha ser unicórnio Cabra da Montanha

Aqui no Nexus não criamos unicórnios. Nada contra o ser mitológico, mas os desafios para construir um negócio são inúmeros, chegam por todos os lados e exigem resiliência do empreendedor.

Por isso criamos aqui startups e empresas “Cabras da Montanha”, em referência ao animal muito resistente, que se adapta a diferentes cenários e é conhecido por escalar montanhas quase totalmente verticais em busca de sobrevivência.

Você também tem uma montanha para escalar? Venha com a gente.

63% das startups que passaram pelo Nexus Growth obtiveram sucesso em desenvolver um produto ou serviço e colocá-lo no mercado.

Vantagens

Atuamos em três frentes para fazer sua empresa crescer:

Conexão

Negócios: somos movidos pela necessidade de gerar novos negócios

Mentorias: profissionais especializados para dar orientações estratégicas e compartilhar as lições aprendidas

Capacitação

Workshops, treinamentos e eventos: atividades semanais para estimular o empreendedorismo inovador

Programa de Acompanhamento: temos métodos de acompanhamento para empresas em todos os estágios​

Ambiente

Networking: rede de relacionamento altamente qualificada com startups, investidores, empresas e universidades ​

Parceiros

Arthur Braga Nascimento

CEO e Jurídico da BONUZ

Arthur é formado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em administração de empresas pelo Insper. Durante a carreira já foi presidente e fundador da Comissão de Startups da OAB/SP e Coordenador do Curso Legal Talks no IBMEC. Atualmente, além de CEO e Fundador da BONUZ, é diretor jurídico no Arena Hub, ABRIA, e MITHUB. É mentor no SEBRAE, ABStartups, Distrito, Heretz.bio e outros hubs de inovação no Brasil.

Cleomar Balduíno

Co-founder & Head of Growth da Liax Tecnologia da Informação

Líder orientada a resultados estratégicos há mais de 13 anos, habilidades em gestão, desenvolvimento, processos de planejamento e inovação corporativa. MBA em gestão de projetos e gestão estratégica, graduada em direito; estudiosa em estratégicas de inovação e Grotwh para empresas.

Diego Martins dos Santos

CEO - Mendes & Martins Assessoria Contábil e Financeira

Empresário, Contador ativo CRC e consultor, com sólido conhecimento nas áreas contábil - IFRS, RH, tributária, financeira e controladoria, voltada para pequenas, médias e grandes empresas; atuante também na Intermediação e estruturação de M&A - Mergers and Acquisitions and attracting investment

Dirceu Augusto Junior

Head Comercial na Beedoo Edtech

Atuando desde 2017 no mercado digital, passei por diversos estágios de desenvolvimento de negócios digitais. Atuei como COO da startup Weeseg/Seggy desde o início da concepção de sua ideia, como Coordenador de Vendas e Suporte na Startup Mlabs e atualmente ocupo a posição de Head de Vendas (CSO) na Beedoo Edtech.

Ewerton Santos

CEO da TrackCash

Formado em Engenharia Eletro/Eletrônica, com pós-graduação em gestão empresarial. Trabalhou em gestão industrial por anos e em 2009 fundou a primeira startup, chamado SuperPay. Após, criou duas outras empresas, sendo elas um e-commerce e um conciliador financeiro chamado TrackCash.

Francisco Novaes

Professor e Consultor empresarial

Francisco Antônio Maciel Novaes é Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Especialista em Administração Financeira, Administração Pública e Gerência de Cidades. É professor na Faculdade de Tecnologia de Taubaté e é sócio proprietário da empresa Treinamento e Consultoria financeira Soltcon.

Glaucia Gomes

Diretora de Desenvolvimento de Novos Negocios da ClarkeModet Propriedade Intelectual

Há 20 anos atuando como consultora, apoiando empresas brasileiras de todos os portes em estratégias de proteção de direitos sobre seus ativos intangíveis.

Guilherme Rachid

CEO da Compre Sorrindo

CEO e Founder da Compre Sorrindo, possui 8 anos de experiência em Multinacionais, atuou como Comprador na Ambev e Accenture focado em negociações estratégicas e gestão de contratos. Atuou como Life Consultant na MetLife e se especializou em atendimento comercial.

Janice Junqueira

Consultora de Negócios com foco em Inovação do Sebrae-SP

Empreendedora, Consultora de Negócios Com foco em Inovação (Sebrae), Graduada em ADM, Pós-graduada em Gestão de Pessoas, Facilitadora de Metodologias Àgeis, Assessora de Negócios na Chamada PIPE FAPESP SEBRAE, Mentora de Programas de Apoio as Startups.

Juliana Hermann da Cruz

administradora Geral, especializada em finanças e marketing de influência da Cruz e Ferreira

Especialista em soluções contábeis, fiscais e tributárias, atuando no seguimento desde 1997. Líder em vários projetos de TI, relacionados a inteligência fiscal e contábil. Graduado em Ciências Contábeis pela Univap - Universidade do Vale do Paraíba. Empreende a mais de 25 anos e atua como mentor do escritório de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos a mais de 4 anos.

Maciel Eustáquio

CEO da Kenaz

Mais de 10 anos de experiência em tecnologia, atuando em diversos segmentos do mercado, como startups, lojas virtuais e instituições de ensino, vencendo desafios com criatividade, colaboração e bom humor, focado sempre em gerar resultados excelentes nos segmentos e projetos que atua.

Magô Pool

Estrategista de Marca/ Diretora de ArteEmpresa da Tropikalia Brands

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Pós-graduada em Gestão Cultural com especialização em Desenvolvimento e Mercado. Especialização em criação de marca (branding) e comportamento do cliente (Consumer Insights). Quase 15 anos de experiência com branding e marketing. Especialista em criação e estratégia para marcas. Experiência na área de comunicação empresarial, CX, UX e UI. Direção de arte em projetos internacionais e nacionais.

Marcelo Vieira

Mentor de Negócios na MVFlex Soluções Empresariais

Mentor de Negócios Profissional Certificado InnMentoring, Inovemus, Mentor Ranks e Rocket Mentoring Ignition. Atual VP da ABMEN. Mentor de Negócios da AGIR/UFF, HITT, Centro de Operações do Rio, Startup Portimão, Neo Ventures, FCJ Rio, IdeiaGov, Garoa Habitat, InovAtiva, Centelha, Sebrae, Senai Cetiqt, BBX, Aliança Empreendedora, Vale do Pinhão, Swissnex e Salt & Tequila. Sócio-idealizador da CVB ACE Ventures, Invest Mentor e Advisor da NanoTex, Automa Vision, Cidades 360, d-Brazil e Jobber.

Michel Amaral

CEO e Founder da Designa

Fanático por métodos ágeis (Scrum, FDD, XP, Kanban, Lean, TOC), idealizador e organizador de eventos como Startup Vale, Agile Vale, RuPy Brazil, Startup Weekend SJC (2014, 16 e 18) e IxDA SJC.

Michel Zreik

Founder & CEO da Lá vem bebê

Fundador e CEO da Lá Vem Bebê. Formado em engenharia, iniciou sua jornada empreendedora em 2011, quando morava na África do Sul. Em 2016, fundou a Lá Vem Bebê que, em 2020, foi comprada pelo grupo Elo7.

Paulo Mariotto

CEO/CFO da CMP Solutions

CEO/CFO, membro Associado na Anjos do Brasil, GV Angels and BR Angels, mentor no programa Inovativa em temas como Business Plan e estudo de viabilidade Financeiro / Econômica, conselheiro em Startups. MBA em Gestão Executiva e Pós-graduação em Administração Financeira. Empreendedor e Investidor Anjo desde 2000, atualmente com um portfólio de mais de 40 Startups investidas.

Renato Ruas

Criação de Apresentações da Rectaprese – Apresentações Eficientes

Engenheiro aeronáutico, graduado pela UFMG, com mestrado no ITA e MBA pela FAAP. Atua há mais de 20 anos em gestão de projetos, desenvolvimento de produtos e marketing. Fundou a Rectaprese – Apresentações Eficientes onde ajuda empresas a criar apresentações, além de ministrar treinamentos na área.

Tainan Santos

Fundador e facilitador da Pangeia Innovative

Product Manager especializado em UX Research que através de palestras e facilitação de workshops, ensino pessoas e organizações a transformar desafios em oportunidades através da inovação, criatividade, design thinking, product Management e team building.

Thiago Caliari

Professor e pesquisador em economia industrial e inovação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Doutor em Economia Cedeplar/UFMG com estágio de pós-doutorado na Roma Tre University. Atua como pesquisador nos temas de cadeias globais de valor, sistemas de inovação, competitividade e políticas industriais, defesa e aeroespaço, trabalhando com variados orgãos governamentais e multilaterais.

Thiago Ponte

Co-Founder da Panda3

Cofundador da empresa panda3, 25+ anos de experiência profissional em tecnologia, negócios e inovação atuando na gestão de equipes e relacionamento, desenho e entrega de soluções para empresas de todos os portes, a nível local, regional e global. Formado técnico em Processamento de Dados pela Escola Técnica Federal de São Paulo, bacharel em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Liderança na Era Digital pela INSEAD.

Tiago Serrano

Founder da SoluCX

É engenheiro de produção com treze anos de experiência no mercado corporativo, há nove anos tem o empreendedorismo como missão. Fundou a SoluCX, startup nascida em São José dos Campos/ SP, empresa que se tornou referência em experiência do cliente e NPS no Brasil realizando, por ano, mais de 30 milhões de pesquisas de satisfação transacionais, a fim de identificar necessidades de melhoria nos processos de clientes dos mais diversos segmentos.

Valter João de Sousa

Professor de Ensino Superior da FATEC SJC

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2015), Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2003), especialização em Controladoria pela FAAP (1996) e graduação em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1983). Foi Diretor da – FATEC SJC (2016 a 2019).

Parceiros

O Nexus é mantenedor da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o que dá acesso a um pacote de mais de 40 benefícios gratuitos a suas startups e empresas. Há ainda pacotes com benefícios extras, que podem ser contratados por valores mais acessíveis pelas startups e empresas vinculadas ao Nexus.

O que falam do programa

Depoimentos de profissionais ligados aos programas do Nexus

Faça parte

Entre em contato com a gente. Vamos conversar para entender como podemos levar o seu negócio ao próximo estágio.