Benefícios

Alavancas para a competitividade

A função primordial do Parque Tecnológico São José dos Campos diante das empresas residentes é apoiá-las em seus esforços para se tornarem inovadoras e, com isso, mais competitivas no mercado.

Para tanto, e além da infraestrutura básica disponível nos Centros Empresariais (energia elétrica, internet, limpeza, vigilância, estacionamento etc.), o PqTec oferece às empresas residentes outras importantes vantagens. Veja abaixo.

Infraestrutura para P,D&I

O PqTec conta com dois laboratórios multiusuário próprios, o de Simulação de Sistemas Críticos e o de Manufatura Digital. Mais um está em fase de instalação: o de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética.

Além da vantagem da proximidade física, as empresas residentes remuneram os laboratórios com valores abaixo dos praticados para as demais empresas.

Há também o Laboratório de Estruturas Leves, administrado pelo IPT, e vários laboratórios da Fatec, Unesp, Unifesp e Universidade Anhembi Morumbi. Esses laboratórios podem ser utilizados pelas empresas residentes mediante entendimento com as instituições proprietárias.

Cultura da inovação e empreendedorismo

 Para fortalecer o ambiente sinérgico do PqTec e fomentar a cultura da inovação e empreendedorismo, permanentemente são realizadas atividades para capacitação dos proprietários e colaboradores das empresas residentes.

São cursos, workshops, encontros, palestras, reuniões, com a participação de especialistas e/ou de instituições com atuação relevante no sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.

Captação de recursos

O Parque organiza eventos para prover as empresas residentes de informações sobre fontes de financiamento para projetos de P,D&I e também sobre investidores interessados em aplicar recursos em empresas de base tecnológica.

Cooperação empresa-empresa

O fato de estarem em um mesmo ambiente físico naturalmente favorece o relacionamento das empresas residentes entre si. Além disso, o PqTec realiza atividades para promover encontros entre as empresas e, com isso, facilitar parcerias.

Cooperação empresa-universidade

As empresas residentes podem se valer da proximidade com as instituições de ensino e pesquisa instaladas no Parque. Desde 2014, docentes da Fatec oferecem consultoria para as empresas residentes dos Centros Empresarias em áreas como gestão da inovação, gestão de projetos tecnológicos e captação de recursos, dentre outros. Em dezembro de 2015 o PqTec estabeleceu parceria com a Unifesp São José dos Campos. Essa opção de atendimento dá aos empresários a oportunidade de receber apoio na elaboração de projetos e consultorias nas áreas de pesquisa em que atuam os professores da Unifesp.

Avaliação e acompanhamento

O Programa de Acompanhamento de Empresas (PAE) contempla a evolução e o desenvolvimento das empresas residentes. De aplicação anual, o PAE acompanha as empresas com base em um conjunto de critérios, como desenvolvimento de projetos, inovação, mercado, viabilidade financeira, estratégia de marketing etc.

Capacitação

A comunidade empresarial do Parque, incluindo empreendedores e seus funcionários, podem usufruir de parcerias firmadas entre o PqTec e instituições de ensino visando estimular e facilitar a realização de cursos de extensão.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos