Benefícios

Alavancas para a competitividade

A função primordial do Parque Tecnológico São José dos Campos diante das empresas residentes é apoiá-las em seus esforços para se tornarem inovadoras e, com isso, mais competitivas no mercado.

Confira os benefícios oferecidos para as empresas residentes participantes dos programas Nexus Scale-upNexus PDI e Nexus Base.

Infraestrutura para P,D&I

O Parque Tecnológico São José dos Campos conta com três laboratórios multiusuário próprios: Centro de Desenvolvimento em Manufatura, Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética e o Laboratório de Simulação e Sistemas Críticos.

Além da vantagem da proximidade física, as empresas residentes remuneram os laboratórios com valores abaixo dos praticados para as demais empresas.

Há também o Laboratório de Estruturas Leves, administrado pelo IPT, e vários laboratórios da Fatec, Unesp, Unifesp e Universidade Anhembi Morumbi. Estes laboratórios podem ser utilizados pelas empresas residentes mediante entendimento com as instituições proprietárias.

Cultura da inovação e empreendedorismo

Para fortalecer o ambiente sinérgico do PqTec e fomentar a cultura da inovação e empreendedorismo, permanentemente são realizadas atividades para capacitação dos proprietários e colaboradores das empresas residentes.

São cursos, workshops, encontros, palestras, reuniões, com a participação de especialistas e/ou de instituições com atuação relevante no sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.

Captação de recursos

O Parque Tecnológico São José dos Campos organiza eventos para prover as empresas residentes de informações sobre fontes de financiamento para projetos de P,D&I e também sobre investidores interessados em aplicar recursos em empresas de base tecnológica.

Cooperação empresa-empresa

O fato de estarem em um mesmo ambiente físico naturalmente favorece o relacionamento das empresas residentes entre si. Além disso, o PqTec realiza atividades para promover encontros entre as empresas e, com isso, facilitar parcerias.

Cooperação empresa-universidade

As empresas residentes podem se valer da proximidade com as instituições de ensino e pesquisa instaladas no Parque Tecnológico São José dos Campos. Docentes da Fatec oferecem consultoria para as empresas residentes dos Centros Empresarias em áreas como gestão da inovação, gestão de projetos tecnológicos e captação de recursos. Já a Unifesp São José dos Campos proporciona, aos empresários residentes, a oportunidade de receber apoio na elaboração de projetos e consultorias nas áreas de pesquisa em que atuam os professores da Unifesp.

Avaliação e acompanhamento

O PqTec conta com programas de acompanhamento periódicos para medir a evolução e desenvolvimento das empresas e instituições em cada um dos programas Nexus Scale-up, Nexus PDI e Nexus Base.

Capacitação

A comunidade empresarial do Parque Tecnológico São José dos Campos, incluindo empreendedores e seus funcionários, podem usufruir de parcerias firmadas entre o PqTec e instituições de ensino visando estimular e facilitar a realização de cursos de extensão.

Infra-estrutura

Os residentes contam com infraestrutura disponível nos Centros Empresariais, como limpeza e conservação das áreas comuns, salas de reuniões e recepções compartilhadas, vigilância e estacionamento.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondesan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos