Imersão Visual participa de programa de aceleração da Samsung

Projeto de realidade virtual e sistema multiusuário recebe aporte de R$ 250 mil

Imersão Visual participa de programa de aceleração da Samsung

Exemplos práticos como realizar um treinamento de pintura automotiva sem utilizar tinta ou visualizar uma turbina em pleno funcionamento sem gastar combustível são algumas das diversas situações possíveis de serem transformadas em realidade virtual.

Esse é o trabalho da Imersão Visual, startup abrigada na incubadora do Parque Tecnológico São José dos Campos e que foi selecionada para integrar o Programa de Promoção da Economia Criativa. O PPEC é tocado pela Samsung, pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e pelo CCEI (Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação).

Criada em 2015, a Imersão Visual se destaca pela experiência em computação gráfica. Pela participação no PPEC, receberá aportes de R$ 250 mil.

Carlos Barbosa, designer 3D, programador e fundador da Imersão Visual, conta como foi participar da seleção para o programa. “Apresentamos o projeto de realidade virtual em sistema multiusuário, ou seja, um espaço virtual que pode ser frequentado por várias pessoas ao mesmo tempo. Tivemos um retorno muito positivo dos organizadores do programa e agora vamos iniciar a mentoria”, afirma.

A realidade virtual é uma tendência para os próximos anos. Para Carlos Barbosa, essa previsão está em um futuro não muito distante. “A realidade virtual é uma forma de levar ambientes ou objetos ao alcance de todos com grande redução de custos com insumos e infraestrutura, o que a torna acessível e desperta o interesse das empresas, principalmente no setor de treinamentos”, ressalta.

Além de ser multiusuário, o sistema desenvolvido pela Imersão possibilita o acesso ao ambiente virtual de forma remota – a instrutores e alunos, por exemplo –, viabilizando a troca de informações e o compartilhamento das experiências entre eles.

O Programa

A Samsung, a Anprotec e o CCEI criaram o Programa de Promoção da Economia Criativa com o objetivo oferecer suporte às startups selecionadas em áreas de interesse da multinacional sul-coreana. Durante o programa, as empresas recebem mentoria da equipe técnica da Samsung, acompanhamento no desenvolvimento de modelo de negócios, suporte de incubadoras e treinamentos focados na criação de empreendimentos inovadores.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos