Treevia recebe prêmio internacional de inovação florestal

Startup sediada no Parque Tecnológico de São José dos Campos criou sistema que conecta florestas à internet

Treevia recebe prêmio internacional de inovação florestal

A Treevia é uma startup de base tecnológica que oferece o que há de mais moderno no mercado para a captação de dados, monitoramento e mensuração dos ativos florestais. Residente da Incubadora de Empresas e Negócios do PqTec e com quase dois anos no mercado, a Treevia acumula prêmios nacionais e internacionais. Entre eles, o Blue Sky Award de Inovação Florestal Mundial, da ICFPA (sigla em inglês para Conselho Internacional de Associações de Florestas e Papel), entregue em Berlim, na Alemanha, no final de 2017.

“Criamos uma família de sensores sem fio com tecnologia IoT que conecta as florestas à internet, ou seja, por meio desses sensores conseguimos identificar de forma remota diversas informações como o tamanho da árvore, temperatura ambiente ou o nível de umidade. Tudo é armazenado em um sistema capaz de reduzir em até cinco vezes o risco de acidentes no inventário florestal, eliminar erros de medição e aumentar a frequência amostral do inventário em 29 vezes”, conta Esthevan Gasparoto, engenheiro Florestal e CEO da Treevia.

E é justamente essa tecnologia que levou a empresa a alcançar um dos prêmios mais importantes do setor, o Blue Sky Award de Inovação Florestal Mundial, que tem como objetivo valorizar projetos que geram impacto positivo na cadeia de produção florestal.

“Esse prêmio foi muito importante para a Treevia, pois é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido durante esses anos e também mostra que estamos cumprindo a nossa missão de oferecer tecnologias inovadoras para a garantia do futuro sustentável das florestas”, ressalta o CEO.

Para Esthevan, três fatores foram fundamentais para a Treevia se desenvolver e conquistar a posição que se encontra hoje. “É uma junção de fatores, mas a dedicação de toda a equipe, a solução inédita e a presença na incubadora do Parque Tecnológico de São José dos Campos são grandes diferenciais da nossa startup”, diz.

“A incubadora é um ambiente favorável para a inovação. Contribui para o networking com grandes empresas, oferece mentorias na área de tecnologia, planos de negócios e consultorias de gestão”, completa o engenheiro.

Além do prêmio internacional, recentemente a Treevia também conquistou dois aportes financeiros sendo um da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com contrato assinado em dezembro de 2017, e outro da Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisas), ainda em fase de contratação.

Prêmio Blue Sky Award

O prêmio Blue Sky Award, criado pelo Conselho Internacional de Associações de Florestas e Papel (ICFPA, na sigla em inglês), tem como objetivo selecionar projetos inovadores que possam contribuir com o desenvolvimento de processos em benefício da indústria de base florestal e sua cadeia produtiva. A ICFPA engloba 18 associações florestais, entre elas a Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), que representam 28 países ao redor do mundo.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos
Parque Tecnológico - São José dos Campos
Contato

Avenida Doutor Altino Bondensan,
500 - Distrito de Eugênio de Melo
CEP: 12247-016
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3878-9500

Siga-nos